Um relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) revelou indícios de fraudes em programas de bolsas como o Universidade Gratuita e o Fumdesc. Benefícios destinados a estudantes de baixa renda estariam sendo concedidos a alunos com alto poder aquisitivo, incluindo filhos de empresários, servidores públicos e donos de carros de luxo. A investigação cruzou dados do TCE com cadastros da Secretaria de Estado da Educação. O processo agora está com o conselheiro Gerson dos Santos Sicca e será analisado pelo plenário em breve. O objetivo é revisar critérios e evitar distorções nos repasses. O Universidade Gratuita é uma das principais bandeiras do governo Jorginho Mello. O caso levanta dúvidas sobre a eficácia da triagem socioeconômica. Também evidencia a necessidade de maior controle e transparência. Medidas corretivas são urgentes para garantir justiça no acesso ao ensino superior.
Entrelinhas
O deck do casario na beira do Rio Tubarão vai ter sua construção judicializada. Nesta semana, o proprietário da empresa que fez a obra esteve na prefeitura e disse que tudo foi feito de acordo com o que havia sido planejado pelo município. É provável que o prefeito determine a retirada de todo o assoalho e que o município refaça a obra.
Radialista e empresário Nilton Veronesi divulgou a data da maior feira-festa do sul de SC e com novidades. O Lets Beer, que em Tubarão ocorrerá de 13 a16 de novembro, será realizado também em Braço do Norte, de 23 a 26 de outubro. Nilton avisa que, assim como nas edições anteriores, o festival deste ano não terá cobrança de ingressos.
- Plenário da Assembleia Legislativa aprovou pedido de informação do deputado Carlos Humberto (PL), direcionado à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta. Ele quer detalhes do Programa Universidade Gratuita e esclarecimentos sobre os critérios adotados para a concessão das bolsas de ensino superior.
- Andresa dos Santos Orlandi foi nomeada para o cargo comissionado de diretor da Infância, Adolescência e do Idoso da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família. Por outro lado, a secretária de Desenvolvimento Social, Heloísa Cabral da Silva, foi nomeada como gestora e ordenadora de despesas do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.
- A Câmara de Vereadores de Pescaria Brava terá que realizar no prazo de 30 dias uma nova eleição para compor sua Mesa Diretora. A decisão judicial, em caráter liminar, atende a ação do Ministério Público e determina que o novo pleito seja feito com base no Regimento Interno de 2013, além de proibir a reeleição de membros da mesa. A 2ª Promotoria de Justiça de Laguna apontou uma série de ilegalidades na eleição da atual Mesa Diretora.