O Decreto nº 36/2025, conhecido como Decreto da Vergonha, provocou forte reação entre as famílias de origem italiana em SC. A medida é vista como uma afronta aos direitos de descendência e reconhecimento da cidadania italiana. Em Laguna, berço de Anita Garibaldi, a resposta veio por meio de uma manifestação pública no último dia 18. O movimento foi liderado por Adilcio Cadorin, figura de destaque na defesa da identidade ítalo-brasileira. As famílias afirmam que nenhum decreto pode romper os laços de sangue e de pátria herdados dos antepassados. Desde 1875, o Sul abriga comunidades formadas por imigrantes italianos e seus descendentes. Essas raízes estão presentes na culinária, nos costumes e no modo de vida local. O decreto do governo italiano, portanto, é um ataque à memória e à história compartilhada. Em Laguna, o sentimento é de resistência e união diante da injustiça.
Entrelinhas
- A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe elegeu a nova diretoria para o biênio 2025–2026, tendo Patrícia Mazon como presidente. A eleição ocorre em um momento histórico, com o recente reconhecimento da Denominação de Origem (D.O.) dos Vales da Uva Goethe pelo INPI. Segundo a nova presidente, o foco da gestão será a continuidade do trabalho, fortalecendo a união entre produtores e consolidando a D.O.
- O deputado estadual Pepê Collaço reuniu um time de peso sábado durante entrevista na Rádio Litoral, em Tubarão. Quatro prefeitos do Sul participaram: Clei Rodrigues (Gravatal), Eduardo Guollo (Morro da Fumaça), Hélio Alberton Júnior (Grão-Pará) e Luiz Henrique Castro de Souza (Pescaria Brava), além de outras lideranças. Pepê falou sobre as bandeiras e conquistas de seu mandato.
- Tubarão conquistou destaque nacional ao ficar em terceiro lugar no ranking das cidades mais seguras do Brasil em 2025, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, da startup MySide. O município registrou uma das menores taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes. O resultado reforça a boa reputação de Santa Catarina como o estado mais seguro do país.
- A 19ª Coordenadoria Regional de Educação de Laguna negou qualquer intenção de fechar a Escola Renato Ramos. Segundo a coordenadora Eloise Machado de Souza, o Programa de Ofertas Educacionais não menciona o fechamento da unidade. A Coordenadoria reafirmou o compromisso com a educação pública e segue realizando melhorias, como entrega de uniformes, instalação de ar-condicionado e obras elétricas nas escolas da região.
- Durante sua visita a Tubarão para a posse de seu amigo Denis Matiola no cargo de prefeito, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, manteve contato com toda a cúpula do PSD local, vereadores e amigos. Com certeza, terá uma bela votação na Cidade Azul no ano que vem, quando será candidato a deputado federal.