O encontro de filiações do PSD em Criciúma, na semana passada, reafirmou a força do partido em SC, com a presença do presidente da Alesc, Julio Garcia, e o anúncio de 600 novos filiados. Em discurso firme, Julio, que é candidato a deputado federal no ano que vem, relembrou a prisão de Clésio Salvaro, em 2024, transformando o episódio em símbolo de superação. A possível chapa com João Rodrigues ao governo e Clésio como vice projeta um plano sólido do PSD para 2026. A gestão eficiente nas prefeituras de Criciúma e Chapecó foi destacada como exemplo. Julio criticou a política movida por ódio e defendeu propostas construtivas. A aposta do PSD está na experiência de seus nomes e no resgate da confiança popular. A unidade interna será fundamental para o sucesso do projeto eleitoral estadual, junto com os anseios da sociedade catarinense.
Entrelinhas
- Em requerimento apresentado na Câmara, o vereador Zico sondou a viabilidade de se fechar todas as quadras e praças públicas de Capivari de Baixo e de se implementar um programa de zeladoria rotativa. Segundo Zico, muitos desses espaços públicos estão vandalizados, com pichações, brinquedos danificados e equipamentos de ginástica em mau estado. O edil propõe o fechamento entre as 20h e as 7h, e cita como exemplo o município de Criciúma.
- Na Prefeitura de Tubarão, Darlan Luciano dos Santos foi nomeado para o cargo de diretor administrativo, financeiro e de controle interno da Fundação Municipal de Cultura. Murilo Tomé Gaspar, secretário adjunto da Administração, foi designado para responder pelo setor de Gestão de Projetos e Convênios do Gabinete do Prefeito.
- A Assembleia Legislativa aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 sem maiores problemas. No texto, estão previstas receitas e despesas públicas de R$ 57,9 bilhões, montante 10% superior ao deste ano. O que se espera é que todo este valor seja gasto para melhorar a vida dos catarinenses.
- Carlos Alexandre das Neves, o popular Xandão, assumiu segunda-feira passada a cadeira de Cledson Rodrigues, que, por 180 dias, ficará ausente para tratamento de saúde. Xandão, no mesmo dia, foi exonerado do cargo comissionado de assessor especial do Gabinete do Prefeito de Tubarão Estener Soratto Júnior.
- Com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde mental, o vereador Everson Martins (PSD) apresentou requerimento solicitando a criação de uma plataforma digital de apoio psicológico gratuito. A proposta busca oferecer atendimento remoto inicial, com escuta qualificada e orientação às pessoas em situação de sofrimento mental ou emocional.