16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

19/06/2024 06:00

Falta informação

Apesar de vivermos em um mundo globalizado, no Brasil 2.712 cidades não possuem nenhum veículo de comunicação para fazer a cobertura de suas notícias. Isso representa quase metade dos municípios do país, onde moram 26,7 milhões de brasileiros, de acordo com o relatório do Atlas da Notícia. O dado faz parte de uma reportagem intitulada “Sem Notícias”, feita pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, realizada com o apoio do Pulitzer Center e da Meedan. A cobertura foca na cidade de Pirapora do Bom Jesus, localizada a oeste da Grande São Paulo, e mostra como os moradores dependem de caminhos alternativos para saber de acontecimentos locais. Sem notícias da região, a população fica mais vulnerável às fake news, tem acesso desigual a oportunidades de estudo e empregos e sofre com a falta de pluralidade de informações de interesse público. Tem muita gente que é feliz e não sabe.   

Entrelinhas

• Deputado estadual Estêner Soratto informou que o Governo do Estado não deverá recorrer da decisão judicial em que é obrigado a pagar o convênio para a segunda etapa da Rodovia da Imigração Italiana. Ele conversou com o governador Jorginho Mello e com secretários para que o recurso seja liberado e a celeuma criada entre Pedras Grandes e o Estado acabe de vez.

• Prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, ainda se recuperando pela perda de seu filho, tem reunião agendada esta semana com o presidente do partido, empresário Luciano Menezes, e o candidato a prefeito Denis Matiola. A ideia é criar alguns critérios para que o PSD possa ter parceiros na caminhada pensando no futuro de Tubarão.

• Deputado federal Pedro Uczai (PT) anunciou o repasse de uma emenda no valor de R$ 1 milhão para a secretaria de Saúde de Imbituba durante encontro no gabinete do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e que contou com a presença da secretária Veronice Niehues, do vereador Bruno Pacheco e lideranças locais e servidores do município. 

• Coordenador do Movimento Tributaristas do Sul, Pedro Waltrick, estará hoje na Acit para falar sobre Planejamento Tributário e Planejamento Financeiro. Norma Martins versará sobre Oportunidades com a Reforma Tributária. O evento terá início às 19 horas, é gratuito e tem o apoio da Acit, Grupo Focus, Unisul e All Consultoria. 

• Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina lançou o edital do Programa de Pesquisa Universal, que irá apoiar projetos de pesquisa básica ou aplicada com R$ 30 milhões em fomento. A chamada pública é voltada para pesquisadores e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação pública ou privadas sem fins lucrativos. As propostas devem ser enviadas até amanhã.

 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR