Faltando menos de 20 dias para o prazo final das convenções partidárias, em Tubarão o quadro está praticamente definido. Os partidos chamados pequenos até poderão lançar seus candidatos a prefeito e vice, mas a chance de vitória é zero. A Federação do PT, PV e PCdoB, com os nomes da policial civil Maristela Francisco e do ex-vereador Paulão, é fato consumado e vai para a eleição como azarão. Por outro lado, o PSDB, com seu candidato Carlos Stüpp, deve firmar coligação com o Progressistas, tendo o médico Jean Abreu como vice. Já o atual deputado Estêner Soratto, do PL, tende a ter de vice o vereador Denis Matiola, do PSD. Resta saber para onde irão o União Brasil, que abriga Deka May, e o MDB, que tem o ex-delegado Jair Tártari como candidato a prefeito. É provável que o União Brasil apoie Soratto e o MDB sofra uma guinada em sua trajetória, lançando chapa própria. A hora da definição está chegando.
Entrelinhas
◙ Orquestra da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, do bairro da Passagem, em Tubarão, realizará quinta-feira próxima um grande concerto com as trilhas sonoras dos clássicos de Walt Disney, tendo por local o teatro da Arena Multiuso, às 20h. Para assistir basta levar um quilo de alimento não-perecível. A regência será do maestro Julierme Beckhauser Blasius.
◙ O projeto de lei que pede a inscrição do nome do lagunense Jerônimo Francisco Coelho no Livro dos Heróis da Pátria já está em discussão na Câmara dos Deputados em Brasília. A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou a matéria apresentada pelo senador Esperidião Amin (Progressistas) e relatada pela senadora Ivete da Silveira (MDB), ambos catarinenses.
◙ Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou os projetos de lei que denominam de Rua Manoel Bruno Machado uma via pública localizada no bairro Santo Antônio de Pádua e de Evanilda Elias Braga uma rua localizada no bairro São Clemente. Devido à lei eleitoral, os nomes dos proponentes não foram divulgados.
◙ Das 15 cadeiras que possui hoje a Câmara de Vereadores de Tubarão, pelo menos sete delas terão mudanças. Os vereadores Jean Abreu Machado, José Luiz Tancredo, Luciana Tokarski, Denis Matiola e Moisés Nunes não vão mais concorrer. Também estão fora da disputa pela Câmara Thiago Zabot, que renunciou ao cargo, e Jairo Cascaes, que foi eleito prefeito.
◙ Professor Maurício da Silva estará realizando quinta-feira, às 19h30, no Salão Cruz e Souza, localizado na Rua Germano Siebert, bairro Santo Antônio de Pádua, o pré-lançamento de sua candidatura para a Câmara de Vereadores. Candidato pelo Progressistas, Maurício está convidando parentes, amigos e simpatizantes para o evento.