Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

02/07/2025 06:00

Coragem

O pedido de exoneração feito segunda-feira por parte de Aliazar Zin, da chefia do setor financeiro da prefeitura de Tubarão, é um triste reflexo da resistência que bons gestores enfrentam ao tentar mudar estruturas ultrapassadas. Aliazar, homem íntegro, sério, trabalhador e com espírito técnico, foi sabotado por servidores acostumados com a inércia e que se incomodaram com sua tentativa de dinamizar a pasta. Sem apoio e diante de um boicote velado, entregou o cargo para não prejudicar o município. A ausência de negativas na prefeitura, algo que já se tornou rotina e que afeta diretamente os contribuintes, é resultado dessa sabotagem. É lamentável ver o serviço público refém de interesses corporativistas. Tubarão perde, a gestão perde e a população perde. Agora cabe ao prefeito Estêner Soratto Júnior coragem para enfrentar essa estrutura resistente a qualquer tipo de mudança.

Entrelinhas
- Amanhã, a Amurel, Associação dos Municípios da Região de Laguna, será sede do Seminário Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia na área pública. O evento, que começará às 8h no auditório da entidade, tem como público alvo os servidores públicos municipais envolvidos na fiscalização, gestão e controle de contratos de obras e serviços de engenharia.

- Com a saída de Aliazar Zin da chefia financeira da prefeitura de Tubarão, a servidora Cláudia Nogueira Mendes ficará responsável pelo setor até que outro nome seja definido pelo prefeito Estêner Soratto Júnior. Por outro lado, Aliazar foi convidado para continuar na administração e assumir o cargo de Corregedor Geral que estava vago.

- Confirmando o que havíamos divulgado, o vice-prefeito Denis Matiola, após conversar com o prefeito Estêner Soratto Júnior, pediu exoneração do cargo e deixou a secretaria de Administração e Finanças, antiga secretaria de Gestão. Para seu lugar foi designado Rodrigo Moro, que era o secretário adjunto da mesma pasta. No lugar de Rodrigo, assume Murilo Tomé Gaspar.

- Presidente da Câmara de Capivari de Baixo, Marcelo Muraro, teve aprovada indicação para que sejam realizados estudos técnicos e jurídicos junto à Celesc para ver a viabilidade de instalação de uma base no município. Atualmente, a ausência de uma estrutura da Celesc em Capivari resulta na demora dos atendimentos, comprometendo a rotina de moradores, comerciantes e serviços essenciais.

- Na última sessão da Câmara de Tubarão, os vereadores Everson Martins e Rafael Gaspar Silvano, ambos do PSD, apresentaram requerimento solicitando à prefeitura a instalação de boias salva-vidas nas principais pontes da cidade, objetivando reforçar a segurança da população em áreas próximas ao Rio Tubarão, especialmente em situações de emergência como afogamentos.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR