O Conselho Presbiteral da Diocese de Tubarão, organismo eclesial constituído por um grupo de sacerdotes que, representando o presbitério, forma como que o senado do bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, auxiliá-lo no governo da Diocese, acaba de ser nomeado. São membros natos o bispo Dom Adilson Pedro Busin, o vigário-geral, padre Lino Brunel, o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Rodrigo José da Silva, o ecônomo, padre Pedro de Biasi, o reitor do Seminário Menor, padre Willian Fernandes de Jesus e o animador vocacional, diácono Jean Marcos Felisberto. Fazem parte também os presbíteros eleitos em cada Forania, padres Realdo Sartor, de Jaguaruna, Marcelo Wigger Buss, de Braço do Norte, Adelino de Souza Matildes, de Laguna, e Vanderlei Tezza, de Tubarão. Ainda os três presbíteros nomeados livremente pelo bispo, padres Elias Della Giustina, André Borges da Silva e Sérgio Jeremias de Souza. Desejamos a todos uma boa gestão.
Entrelinhas
Na próxima quinta-feira Tubarão será sede do 1º Simpósio de Câncer Infanto-juvenil. O evento totalmente gratuito acontecerá no Espaço Integrado de Artes da Unisul, das 13h às 18h. O evento é uma parceria da Casa Guido com a Ânima/Unisul e Instituto Inspirali e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, Amurel, Escola do Legislativo e Câmara de Vereadores.
Após anos de crescimento do ensino à distância, os alunos estão retomando as aulas presenciais no ensino superior. É o que mostra um levantamento feito pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras do setor. Segundo os dados, 52,2% das instituições particulares relataram aumento de alunos em cursos presenciais em 2024.
Na Prefeitura de Tubarão, Marcelo de Oliveira Souza foi exonerado do cargo de diretor da divisão de controle de zoonoses da secretaria da Saúde. Por outro lado, Rosinaldo Mendes Nunes foi nomeado para o cargo de chefe da divisão de apoio à produção animal e agrícola da secretaria de Agricultura e Interior e Matheus Henrique Schilling Shida foi designado como médico veterinário para responder pela divisão de controle de zoonoses da secretaria de Saúde.
O ex-secretário de Urbanismo e servidor de carreira da prefeitura de Tubarão Marcone Joaquim de Oliveira assinou ficha de filiação no União Brasil. Marcone estava sem partido e está lotado no departamento de Fiscalização de Obras e Posturas do município há mais de 20 anos. Ele deverá disputar uma cadeira no legislativo em outubro.
A professora e vereadora Talita Santos (PP), deixou ontem a secretaria de Educação de Pescaria Brava e retornou à Câmara de Vereadores para disputar a reeleição em outubro. Ela foi substituída pela especialista em gestão escolar, anos iniciais e educação infantil, Ana Clara Faraco, que ontem mesmo assumiu o cargo.
Uma segunda denúncia de assédio sexual contra o ex-diretor do Procon de Santa Catarina, Roberto Salum, foi registrada ontem em Florianópolis. Salum, que já atuou em programas policiais na televisão e foi candidato a deputado federal em 2006 e 2010 e não se elegeu, afirma que tudo começou depois que ele apurou desvios milionários no órgão e que foi alertado que sofreria represálias.