Dos 5.569 municípios que participarão das eleições deste domingo, apenas 103 poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para dia 27 também deste mês. Isso acontece porque a Constituição Federal determina que apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir ao segundo turno caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta, ou seja, a metade mais um dos votos válidos na primeira fase da eleição. Em Santa Catarina, dos 295 municípios, somente as cidades de Florianópolis, Blumenau e Joinville terão segundo turno. Vale lembrar que para as câmaras municipais não se considera apenas a votação nominal ou individual do candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação. O que se espera é que o eleitor escolha os melhores candidatos para comandarem suas cidades com muita consciência.
Entrelinhas
- Em decisão proferida ontem pelo ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, a candidatura do ex-prefeito de Laguna, Célio Antonio, definitivamente está negada. Célio está inelegível até junho de 2025 e todos os recursos impetrados por seus advogados acabaram sendo negados pelas diversas cortes. Assim sendo, Laguna terá quatro candidatos a prefeito domingo que vem.
- Governo do Estado emitiu a Ordem de Serviço para a implantação asfáltica do trecho da SC-437, entre Aratingaúba e Imaruí. Os 12,5 quilômetros da rodovia receberão investimentos da ordem de R$ 23,5 milhões. Atualmente, quem trafega pelo trecho encontra uma estrada de chão batido, esburacada e sem nenhuma segurança.
- A Polícia Federal prendeu quarta-feira no Rio de Janeiro o catarinense e ex-deputado Nilson Nelson Machado, mais conhecido por Duduco. Ele foi condenado a 20 anos de prisão por ter estuprado dois meninos, de 11 e 13 anos, que frequentavam uma creche de sua propriedade. O ex-deputado ficou mais de um ano foragido da Justiça e nas redes sociais usava o nome de Catarina da Lapa.
- O candidato a vereador pelo MDB de Laguna Sandro José da Silva foi nas redes sociais anunciar que por motivos estritamente pessoais abriu mão da disputa eleitoral. Seu nome continuará na lista dos candidatos e seus votos serão considerados nulos se o registro da desistência for protocolado na Justiça Eleitoral até o final do expediente de hoje.
- A Federação das Empresas de Transporte e Logística de Santa Catarina, Fetrancesc, realiza hoje a posse da sua nova diretoria para o biênio 2024/2026. O atual presidente, Dagnor Schneider, e o vice-presidente, tubaronense Riberto Lima, mais conhecido como Beto Lima, foram reeleitos para um segundo mandato por unanimidade.