A partir de hoje os prefeitos que foram eleitos começarão a montar suas equipes e não poderão esquecer-se do que prometeram na campanha. A maioria vai encontrar prefeituras sucateadas, com dívidas e com problemas diversos. Grande parte dos vitoriosos terá que administrar suas coligações buscando espaço para muitos que entraram na disputa com o objetivo de encostar-se num cargo dentro do município. Todos sabiam o que os espera e por isso mesmo não poderão dar desculpas aos seus cabos eleitorais e notadamente para os moradores de suas cidades. Para muitos prefeitos eleitos a ficha vai começar a cair mais cedo do que se imagina. Ganhar uma eleição é muitas vezes mais fácil do que governar e administrar um município. Desejamos que todos, indistintamente, possam, nos próximos meses, montar suas equipes pensando em um governo que faça o melhor para a população.
Entrelinhas
- De uma forma geral as eleições municipais de ontem na região aconteceram dentro do que era esperado. Apenas em Treze de Maio houve registro de violência e prisões. O despejo de santinhos pelas ruas das cidades este ano foi bem menor. Em Tubarão, a prefeitura fez um bom trabalho de limpeza pela manhã.
- Deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) lamenta que o governo do Estado não tenha investido nada ainda do que planejou em 2024 para a promoção e incentivo da agroecologia e produção orgânica. Dos R$ 5,5 milhões disponíveis no orçamento, até julho nada havia sido executado, de acordo com o relatório de Acompanhamento da Execução Orçamentária do próprio governo.
- Dezenas de servidores públicos demitidos ou exonerados entre os anos de 1990 e 1992, durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor, procuraram o Ministério Público do Trabalho para denunciar situações de perseguição e assédio moral no ambiente de trabalho. Um procedimento foi instaurado para a devida apuração.
- O Papa Francisco anunciou no final de semana o nome de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e também do Celam, entre os novos cardeais que serão criados. Dom Jaime é natural de Gaspar, Santa Catarina, onde nasceu em 1960, e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982.
- Apenas 40 dos 163 candidatos a vereador em Tubarão assinaram termo de compromisso com o Conselho das Entidades de Tubarão (Conset). O termo, elaborado pela entidade, contém aspectos importantes para a cidade e foi entregue oficialmente no dia 2 de setembro, quando a diretoria tomou posse e estava disponível na internet para leitura e adesão.