Durante a campanha eleitoral do ano passado, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, prometeu inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra iniciada na gestão do saudoso médico e ex-prefeito Manoel Bertoncini, em até seis meses após assumir o cargo. No entanto, desde janeiro, Soratto tem enfrentado uma série de obstáculos para adaptar o prédio às exigências do Ministério da Saúde. Duas licitações já fracassaram, e uma terceira, realizada no final do mês passado, acabou travada por conta de uma palavra mal colocada no edital, comprometendo o andamento do processo. A situação evidencia a dura realidade enfrentada por quem transita do setor privado para o público, onde a burocracia, muitas vezes, impõe um ritmo bem diferente do das promessas de campanha. A inauguração da UPA segue sem data definida e uma nova licitação foi aberta ontem.
Entrelinhas
- Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, determinou que a Polícia Civil inicie uma investigação sobre as possíveis fraudes no Universidade Gratuita. A informação foi dada pelo próprio governador. O objetivo seria apurar as denúncias de alunos que apresentaram informações falsas sobre renda familiar per capita para acessar o benefício. Também serão investigadas supostas consultorias criadas para facilitar o acesso ao programa.
- Câmara de Tubarão aprovou projeto de lei de autoria da vereadora Paula Anacleto de Souza Sierra que institui o Programa Empresa Amiga da Saúde. Também aprovou projeto do vereador Everson Barbosa Martins que inclui no calendário oficial de eventos do município o Espetáculo de Páscoa, da Verdade Igreja.
- O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, pertencente ao PL, será o novo secretário de Planejamento do governo de Santa Catarina. Ele vai substituir Edgard Usuy, que assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrada de Fabrício no governo deve selar o fim da permanência do deputado Carlos Humberto no PL.
- Diante de falhas na iluminação pública, o Ministério Público de Santa Catarina recomendou que o Município de Tubarão regulamente a fiscalização dos serviços custeados pela Cosip. Em inquérito civil da 4ª Promotoria de Justiça, foram identificados problemas na prestação de serviços e estes podem ser solucionados com a fiscalização da AGR, cuja atuação depende da edição de um decreto municipal.
- O ex-governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, atendeu convite da deputada Paulinha e se filiou ao Podemos, partido da base do governador Jorginho Mello. Vai ficar engraçado, mas Jorginho e Moisés devem dividir o mesmo palanque na eleição do ano que vem. Vale lembrar que os dois foram rivais ferrenhos na última eleição para governador.