Um deputado federal custa por ano o equivalente à renda de 133 trabalhadores brasileiros. Individualmente os deputados custam, em média, até R$ 3,283 milhões por ano, enquanto o rendimento médio anual per capita do brasileiro é de R$ 24.828,00, segundo dados divulgados pelo IBGE. O fato de 133 trabalhadores terem se esforçado para arcar com o salário de um único deputado reflete uma desigualdade de renda muito grande no país. Muitos questionam a justificativa dos altos gastos dos políticos, especialmente quando a classe trabalhadora enfrenta dificuldades financeiras e a desigualdade social continua a crescer. Isso levanta um debate sobre a necessidade de uma reforma política e salarial no Brasil, que seja mais justa e proporcional à renda do trabalhador. O pior é que eles não estão nem aí para o problema e a maioria só pensa no melhor para si. Lamentável.
Entrelinhas
- Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, poderá alugar uma residência defronte ao Paço Municipal para começar a reformar todas as casas da antiga Vila dos Engenheiros. Ontem, os servidores que trabalham no Paço tiveram dificuldades até de usar os banheiros devido à falta de água pela quebra de duas caixas muito antigas e também por conta da chuvarada de domingo à tarde, que alagou as referidas casas.
- Amanhã o Rilário Comedy Clube, localizado na Rua Luiz Pedro de Oliveira, no bairro Dehon, em Tubarão, estará recebendo a humorista Ariana Nutt, com o show “De Repente 40”. A comediante conta de um jeito muito divertido como foi sua infância em Alagoas e sua chegada a São Paulo. Desde 2015, Ariana dedica sua arte ao humor.
- Deputado estadual Zé Milton recebeu em Lages na semana passada a homenagem do Destaque Caviano, honraria concedida a ex-alunos, aposentados, instituições e personalidades que se destacaram em sua relação com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Formado na segunda turma do curso de Ciências Agroveterinárias, Zé Milton teve o reconhecimento pelo seu trabalho em defesa do setor agropecuário.
- Começaram a atuar na Câmara de Capivari de Baixo os servidores aprovados no concurso público de 2024. Jadna de Oliveira Corrêa assumiu como analista de licitações e contratos; Joacir Martins da Silva, analista de recursos humanos; Jessé Antunes Torres, assessor de comunicação e imprensa; João Vinicius Paim da Silva, secretário das comissões; Lian Xavier Ribeiro, técnico em informática, e Jéssika Luana da Silva, no cargo de técnica em patrimônio.
- Advogado e escritor tubaronense Murilo Tadeu Medeiros é um dos três finalistas do prêmio Ecos da Literatura, que está em sua sexta edição. Membro da Academia Tubaronense de Letras, Murilo foi selecionado na categoria Melhor Livro Hot do ano de 2025 com o livro “Rosa e Seus Amores”, lançado no dia 5 de agosto passado, no Museu Willy Zumblick.