18 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

16/04/2024 06:00

  Médicos  

Dados da Demografia Médica 2024 mostram que no Brasil há atualmente 575.930 médicos ativos, o que equivale a uma proporção de 2,81 profissionais para cada mil habitantes. O aumento no número de profissionais foi motivado por vários fatores, e o maior crescimento no número de médicos ocorreu entre 2022 e 2023, quando o número foi de 538.095 para 572.960, representando um aumento de 6,5%. Em Santa Catarina, a quantidade desses profissionais dobrou de 2011 para cá. Segundo o levantamento, divulgado no último dia 8, o estado tinha 11.790 médicos há 13 anos, e agora conta com 24.754 profissionais. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de 1,89 para 3,15 médicos para cada grupo de mil pessoas. Apesar do aumento de médicos no Brasil e no estado, o número está distante da recomendação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 3,5 profissionais para cada mil habitantes. Outro problema é a distribuição desses profissionais, que estão mais concentrados próximos aos grandes centros. Mas esse é um assunto para as próximas colunas.

Entrelinhas

A informação vergonhosa de que nosso estado ocupa a 4ª posição no Brasil em casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes faz com que a sociedade catarinense tenha que abrir uma séria discussão sobre o assunto. Conforme dados oficiais, todos os meses cerca de 500 crianças são abusadas em Santa Catarina. Ao ter conhecimento desses números, a sensação que temos é de que não existem leis que realmente possam punir e, da mesma forma, coibir os abusos, que geralmente são realizados por pessoas reincidentes e muito próximas às vítimas. Na minha opinião, já passou da hora de leis mais severas para quem comete esse tipo de crime, que não é aceito nem por aqueles que já estão no sistema prisional, quanto mais por nós, cidadãos de bem.

Solidariedade, de Tubarão, realizou nesse sábado (13) uma importante reunião de trabalho com lideranças locais e estaduais, como o ex-deputado e presidente estadual da sigla, Osvaldo Mafra. Durante o encontro, ficou decidido que o partido fará nos próximos dias uma reunião para apresentar seus pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores. Em sua fala o presidente municipal Alexandre Lopes deixou bem claro que o partido é de centro e que só sentará para conversar com partidos que estejam preocupados com o bem-estar da população tubaronense. 

O PL de Braço do Norte vem conquistando novos filiados e se prepara para ser um dos grandes nas eleições. Dentre todos os nomes que assinaram ficha no partido, podemos destacar a filiação do vereador Elton Heidemann, que deixou o PSD. Segundo palavras do próprio vereador, o motivo é uma maior afinidade com o projeto desenvolvido pelo Partido Liberal. Elton está entre os pré-candidatos a vereador do partido.

O outro  nome é o da ex-vereadora e ex-candidata a deputada estadual Soraya Michels Richter, que trocou o PSDB pelo PL. Soraya, que é filha do ex-prefeito Laércio Michels, faz parte de uma família de muita tradição na política braço-nortense. Segundo ela, seu nome está à disposição do partido, tanto para a majoritária quanto na proporcional, mas a decisão sobre uma possível candidatura ainda vai depender de como alguns assuntos na esfera particular vão se suceder.

 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR