Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

10/06/2025 06:00

 Educação

Segundo o vereador Maurício da Silva, o Brasil investe na educação mais do que a média dos países ricos, mas comete dois erros graves: 1) Investe três vezes menos na educação básica, frequentada pelos mais pobres, do que nas universidades federais, frequentadas pelos mais ricos. 2) Quando estados e municípios, num grande esforço, entre 2007 e 2016, subiram os investimentos, 33% e 66%, em média, respectivamente, melhoraram a infraestrutura e o salário dos professores, mas não a aprendizagem, ou seja, além do maior investimento na educação básica, é preciso conhecimento e coragem para reescrever a escola e a formação dos professores. Quando esteve à frente da Educação de Tubarão, com o projeto “Sucesso na escola, na vida e no trabalho”, Maurício promoveu mudanças que, mesmo após quedas no Ideb em 2017 e 2019, resultaram em melhorias nas edições de 2021 e 2023, apesar da pandemia.

Entrelinhas
- As obras de reforma da Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Tubarão, foram iniciadas, apesar da Diocese ter arrecadado apenas a metade do necessário. Até agora, a meta atingida com a campanha Eu Abraço a Catedral foi de R$ 500 mil, o suficiente para realizar as obras estruturais e garantir a segurança do espaço para viabilizar a reabertura da igreja a partir do final de julho.

- A tradicional queima da fogueira na festa junina da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, do bairro Passagem, este ano teve o acendimento por parte do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, e do deputado estadual Pepê Collaço. Mesmo com o tempo instável, a presença do público foi excelente em todas as noites da festa.

- Muito se tem falado sobre o aumento expressivo nas doações para projetos sociais neste ano na região da Amurel. A melhora foi atribuída a campanhas de conscientização feitas por contadores, prefeitos e imprensa. Entretanto, justiça seja feita, a especialista em captação de recursos Larisa Hemkemeier Webber de Mello, com seu trabalho profissional, contribuiu de forma decisiva para o sucesso da campanha.

- Como a Lei Orgânica do Município de Capivari de Baixo exige que secretários residam no município, a professora Adriana Mariano da Rosa, que foi nomeada secretária da Educação na sexta-feira passada, agradeceu a indicação do prefeito Claudir Bittencourt e renunciou ao cargo sem mesmo sentar na cadeira. Ela deve voltar ao gabinete do vereador Maurício da Silva.

- Através da portaria número 1.631, datada de 6 de junho, a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, colocou o professor Joares Ponticelli, ex-prefeito, à disposição da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão. Joares era lotado no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis e está de licença-prêmio até o final do ano, quando deve requerer a aposentadoria.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR