17 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

09/09/2024 06:00

 Diminuição

O número de candidatos nas eleições municipais deste ano teve uma diminuição em todo o Brasil. A baixa foi de 20% na média entre os estados em comparação com o total de candidaturas em 2020. Em Santa Catarina, entretanto, a queda foi a terceira menor do país e representou apenas metade da média nacional, com -10,7%. O número catarinense ficou abaixo apenas de Minas Gerais e do Paraná. A diminuição do número de candidatos registrada nacionalmente tem algumas explicações. Uma delas é a mudança na legislação eleitoral, que reduziu o limite máximo de candidaturas lançadas pelos partidos. Até 2020, o limite era 150% do total de vagas em disputa. A partir deste ano, será de 100%. Em uma Câmara de Vereadores com 15 cadeiras, como Tubarão, cada partido ou federação pôde lançar no máximo 16 postulantes ao cargo. Mesmo assim, convenhamos, candidatos é o que não faltam nas eleições.

Entrelinhas

- A partir de hoje, o discurso de candidatos à prefeitura de Tubarão em relação ao Portal de Transparência vai acabar. É que o prefeito Jairo Cascaes marcou para as 10 horas, na sede da Amurel, a apresentação do novo portal elaborado pela secretaria de Gestão, comandada por Altir Mello, e com a colaboração da empresa Betha Sistemas. 

- A pavimentação da rodovia SC-435, no trecho que liga o centro do município de São Martinho à comunidade de Rio São João, finalmente vai se tornar realidade. A empresa Qualidade Mineração, com sede em Palhoça, foi a vencedora da licitação e deve começar os trabalhos em breve. A obra custará aos cofres do Estado cerca de R$ 50.830.000,00.

- Novo edital foi publicado pelo governo de Santa Catarina para o processo de concessão do Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. As propostas serão recebidas no dia 25 de novembro, na sede da B3, em São Paulo. O novo edital oferece condições financeiras mais vantajosas, como o prazo de 30 anos para exploração do local.

- Gestores da Educação do município de Tubarão estarão reunidos hoje a partir das 13h30 no auditório da Amurel, na Rua Rio Branco, para tratar dos objetivos do semestre que está terminando. O público-alvo são os gestores do Fundamental e Infantil de todo o município vinculados à Fundação Municipal de Educação.

- Desembargadora Cintia Schaefer, relatora do processo da Operação Caronte, que resultou na prisão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, na semana passada, não aceitou o cargo oferecido no governo de Santa Catarina. Ela havia sido convidada pelo governador Jorginho Mello para ocupar a Secretaria de Educação Penal. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR