No último dia 29 de agosto, a Academia Tubaronense de Letras completou 25 anos de fundação. Uma instituição que carrega o vigor da juventude e, ao mesmo tempo, a solidez de quem já construiu um legado.
A comemoração foi marcada por dois momentos especiais: no dia 22, um jantar de confraternização reuniu acadêmicos e amigos em torno da amizade e da literatura; e no dia 26, a sede da Acit foi palco do lançamento da coletânea “Inspirações em Palavras”, organizada pela presidente Marilene da Rosa Lapolli, com diagramação primorosa do confrade Ramires Sartor Linhares. O resultado não poderia ser outro: uma obra de profunda beleza, reflexo da dedicação e do amor de cada acadêmico pela escrita.
A coletânea abre com o prefácio do membro benemérito Genésio Antônio Mendes, que com sua sensibilidade ilumina a importância desses 25 anos de literatura. Nosso Senhor das Artes, Pedro Antônio Corrêa, resgata a fundação da Academia, narrando a trajetória desde os primeiros encontros até a consolidação da instituição. Já Jussara Bittencourt escreve sobre o tempo, a memória e a Acatul, lembrando-nos de que as horas podem ser marcadas por palavras que permanecem. Marlene Brandolt, em versos delicados, homenageia a Casa da Cidade, lar da Academia e testemunha de tantas histórias. E o padre Auricélio Costa nos emociona ao relatar sua chegada, descrevendo a acolhida na “confraria dos apaixonados pela literatura”.
Após essas apresentações, a coletânea segue reunindo textos de 25 acadêmicos, que em prosa e verso compartilham suas histórias, reflexões e sensibilidades, compondo um mosaico rico e plural da literatura produzida em nossa cidade.
Folhear “Inspirações em Palavras” é revisitar a história da Acatul, desde sua fundação até os dias atuais, lembrando nomes, conquistas e sonhos, como revelam as páginas da coletânea. É perceber que, em 25 anos, a Academia consolidou-se como guardiã da memória literária de Tubarão e da região, abrindo espaço para diferentes vozes, estilos e gerações.
Desde 2017, tenho o orgulho e o privilégio de integrar essa família literária, somando minhas histórias às histórias da Acatul. E, ao olhar para esta jovem de 25 anos, não posso deixar de desejar que venham muitas outras décadas de inspiração, memórias e palavras.
Parabéns, Acatul! Que siga inspirando vidas, semeando literatura e fortalecendo nossa identidade cultural.