Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Nós, seres humanos, os ditos animais racionais, somos por excelência um bando de xenófobos. Xenofobia, você sabe, é o medo, aversão ou profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu lugar com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.
Li e achei interessante um texto que nos faz pensar a respeito disso. Replico:
“Na língua dos Dinkas, povo que vive no Sudão, “dinka” significa simplesmente “pessoas”. Pessoas que não são “dinkas”, portanto, não são pessoas. Os piores inimigos dos Dinkas são os Nuers. Essa palavra, “nuer”, na língua deles, significa “pessoa legítima”. Há milhares de anos, no deserto do Sudão, nas terras geladas do Alasca e no nordeste da Sibéria, viviam os Yupiks. O que “yupik” significa na língua deles? Significa “pessoas reais”.
Essa breve viagem por entre os significados das denominações nessas tribos e povos nos dá a dimensão de que os homens, reunidos em determinado espaço, se acham, eles e seus semelhantes dali, pessoas únicas, em detrimento de quem ali não viva.
Desde quando nos denominávamos Homo sapiens, a humanidade é dividida instintivamente em duas partes, “nós” e “eles”. Você e eu somos pessoas, partilhamos a mesma língua, a mesma religião, os mesmos costumes. Nós somos todos responsáveis uns pelos outros. Mas não somos responsáveis por “eles”.
Nós somos sempre distintos deles, não devemos nada a “eles”. Nós não queremos ver nenhum deles em nosso território, e não nos importamos nem um pouco com o que acontece no território deles. Eles mal são humanos.
Pode até parecer complicado, mas isso vive acontecendo através dos tempos. Essa xenofobia é razão de muita coisa ruim que aconteceu no passado e que acontece no presente.
Papo de amigas
- Você namoraria alguém que não gosta de cachorros?
- Querida, eu já namorei até gente que não gostava de mim...
Acamps
Aconteceu em Tubarão a 27ª edição do Acamps, reunindo mais de 40 campistas, que tiveram a oportunidade de se aproximar de Deus em meio à natureza, conhecendo novas amizades e podendo olhar para dentro de si mesmo em busca de uma espiritualidade mais forte. Essa turma é show!
Aniversário
Hoje é dia de festejar o aniversário do meu amigo Luciano Valério, sinônimo de alegria, amizade e chope. Parabéns, garoto!
CONSET
O Conselho das Entidades de Tubarão, presidido pelo empresário Fernando Nandi, promoveu esta semana uma reunião com os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028, na CDL. Foi o primeiro encontro após as eleições de outubro e quase todos compareceram. Na pauta, o impacto das ações do Legislativo no desenvolvimento e dia a dia da cidade. O objetivo é que exista diálogo entre a Câmara Municipal e o Conset durante a próxima legislatura. Na reunião foi apresentado o Programa de Monitoramento Legislativo, que será implantado pelo Observatório Social de Tubarão, que visa acompanhar a eficiência do trabalho, o desempenho e os gastos de cada vereador.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Tem gente por aí se fingindo de alho, pra levar uma socada”.