27 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

26/09/2024 06:00

Sem política

Também não será hoje que vou analisar pesquisas e outras ações políticas que têm marcado o nosso noticiário nos últimos dias. Não estou inspirado e também não quero escrever nada que possa me arrepender depois. É que tem muita coisa fora do lugar, inclusive a minha paciência. Aliás, a situação está tão engraçada que um amigo lançou ontem uma piadinha sobre personagens de desenho animado que poderiam ser usados para retratar os três candidatos que concorrem à prefeitura de Tubarão. Segundo ele, temos a Alice no País das Maravilhas, o Pernalonga e o Pinóquio. Que maldade. Essa gente não tem mais o que inventar.

Cidades bilionárias

Ontem escrevi aqui sobre o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é para a maioria das cidades brasileiras a maior fonte de arrecadação. O Brasil tem, todavia, 92 municípios chamados de bilionários, cuja arrecadação ultrapassou a marca do R$ 1 bi no ano de 2022, que foi o último período analisado. Não vou citar todos, mas trago aqui algumas informações interessantes.

São Paulo é o mais rico

O estado que concentra o maior número de cidades bilionárias é São Paulo, com um total de 29. A região Centro-Oeste, que aparece com sete municípios bilionários, tem como um dos destaques o município de Rio Verde (GO). De acordo com o governo de Goiás, trata-se de uma das principais economias do estado, com pilar mais voltado para o agronegócio, sobretudo para as agroindústrias.

Balneário é um deles

No Sul, os três estados contam com 17 cidades bilionárias, e entre elas está a catarinense Balneário Camboriú. Forte no setor de turismo, o município recebeu, só em janeiro de 2024, quase 592 mil visitantes. Já na região Nordeste estão localizados 13 municípios bilionários. Na região Norte, nove cidades estão entre as bilionárias. 

Melhor que o ovo

Você sabia que existe um alimento vegetal que contém mais proteína que o ovo, mas muitas pessoas o ignoram? Trata-se da chia, aquelas minúsculas sementes pretinhas de sabor neutro. Elas são ricas em nutrientes e possuem um teor de proteínas ideal para quem busca alternativas vegetais na alimentação. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, 100 gramas de ovos possuem 13 gramas de proteína, enquanto 100 gramas de chia contém 17 gramas.  

Da América Central

A chia é uma semente originária da América Central, que vem ganhando popularidade entre nutricionistas e pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana. Queridinha do mundo fitness, a chia também apresenta nutrientes importantes, como ômega-3, cálcio e antioxidantes, que ajudam a preservar a saúde cardiovascular. Além disso, é rica em fibras, o que ajuda na digestão e promove a saciedade.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR