Domingo, 07 de dezembro de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

19/09/2025 06:00

Horário de verão

E lá vamos nós outra vez. Ano após ano a discussão da implementação do horário de verão volta à mesa do governo federal e as discussões de quem é a favor e de quem é contra tomam as redes sociais.
Tecnicamente, com relação à economia no consumo de energia o debate está praticamente superado. Ela é praticamente irrisória. O quadro pouco se altera.
Mas é inegável que a volta do horário de verão fomenta a economia do turismo. Tem coisa melhor do que em um fim de tarde, com o sol do verão ainda forte, poder tomar aquela cervejinha à beira- mar? Pois é...

Pesquisa
A Quaest divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para presidente nas eleições de 2026. O presidente Lula (PT) vence em todos os cenários de primeiro e segundo turno. 
Lula aparece com 32% a 35% das intenções de voto. Os mais competitivos pra irem ao 2º turno seriam: Bolsonaro com 24%, Michelle Bolsonaro com 18% e Tarcísio de Freitas com 17%.
Esse crescimento mínimo de Lula já era esperado e continuo com a minha aposta para 2026. Ele não será candidato.
Aguardem o mês de março. É lá que saberemos quem realmente estará na disputa.

Miltinho
O gerente de Trânsito de Tubarão, Milton Gaspar, assumiu nesta quarta-feira (17) a vice-presidência do Colegiado de Trânsito (Comitra), da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), em reunião na sede da associação.
Miltinho tem se esforçado para fazer um bom trabalho frente à gerência, que hoje possui uma estrutura bastante reduzida.

Discurso x prática
A Câmara dos Deputados atingiu o nível máximo da picaretagem ao aprovar a PEC da Bandidagem.
Notem esses exemplos:
Hidelbrando Pascoal, o deputado da motosserra. Ele era líder de um grupo de extermínio e, após matar os seus alvos, os serrava como quem fatiava um boi para comer. Hidelbrando poderia estar exercendo o seu mandato.
A deputada Flordelis, condenada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada, também.
Chiquinho Brazão, um dos mentores do assassinato de Marielle Franco, estaria no plenário como se nada tivesse acontecido.
Com a aprovação dessa proposta, esses criminosos sequer seriam processados. O texto da PEC permitiria que esses delinquentes continuassem a exercer seus mandatos sem qualquer penalização pelos atos por eles cometidos.
É para isso que deputados que discursam dia após dia contra a corrupção foram eleitos? Para blindar a si próprios e permitirem que criminosos vejam o Congresso Nacional como o salvo-conduto que sempre sonharam?

Discurso x prática II
Por favor, não me venham dizer que tal proposta indecorosa é um mal necessário para combater os excessos do Judiciário. Não subestimem a nossa inteligência.
Que propusessem uma resposta política mais altiva, mais digna, mais séria e equilibrada.
O sentimento de muitos brasileiros decentes, que veem seu dinheiro sendo sugado e suas liberdades sendo tolhidas enquanto os seus representantes lutam diariamente pelos seus próprios interesses, é de absoluta repulsa.

Discurso x prática III
Quem ainda não se deixou emburrecer por essa polarização que limita o debate ao “nós contra eles” precisa avaliar quais foram os deputados catarinenses que foram favoráveis a essa excrecência e perceber se estes ainda têm a desfaçatez de discursarem contra a corrupção.
Como disse, certa vez, um pensador: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”.

Discurso x prática IV
Mas teve quem não se atreveu a apoiar o injustificável. Gilson Marques, do partido Novo, e Ana Paula Lima e Pedro Uczai, do PT, se recusaram a participar dessa farra vomitativa.
E não esperem pelos parabéns. Votar contrário à PEC, chamada por muitos como a “PEC do PCC”, é simplesmente cumprir com a obrigação de alguém que se diz decente. 
 

Canto da beleza
Bastou o sol dar as caras para que beldades como Isadora Fialho fossem à praia para serem iluminadas pela luz da primavera. Clima agradável e praia vazia. Assim o Rosa Norte recebeu a Isa nesse último fim de semana. 
 

Surf
Está rolando a etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Imbituba, com os melhores nomes do surf nacional.
A julgar pelos primeiros dias de campeonato, que iniciou com altas ondas na Praia da Vila, teremos uma etapa que fatalmente ficará na história.
Vale prestigiar.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR