A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a primeira versão do Fair Play Financeiro do futebol brasileiro nesta semana, durante a última reunião do Grupo de Trabalho (GT), no Rio de Janeiro. Os envolvidos na discussão poderão enviar sugestões até dia 14 de novembro, ou seja, sexta-feira, e a versão final será divulgada no dia 26 de novembro.
Cópia das melhores ligas
Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, o modelo inédito apresentado na reunião se inspira em exemplos utilizados nas cinco maiores ligas do mundo: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Contudo, contém adaptações à realidade financeira dos clubes e às particularidades do futebol nacional.
Grande medida
Penso que o atual mandatário da CBF, Samir Xaud, está acertando muito nesse início de mandato junto à entidade, e essa é a ação mais importante. Vai estancar a sangria financeira nos clubes, e cada clube vai ter que pensar duas vezes antes de executar certos desatinos, como aconteceu com Memphis Depay no Corinthians e Neymar no Santos. Outra situação é que os clubes vão se ver na obrigação de valorizar a base, os “pratas da casa”, pois eles serão as principais fontes de receitas. Daí em diante, o futebol brasileiro vai voltar a crescer, sem sombra de dúvida.
Vai encerrar a carreira
Aos 34 anos, Oscar sofre pressão dos familiares e muito provavelmente vai encerrar a carreira de jogador de futebol nas próximas semanas. Depois de apresentar alterações cardíacas e desmaiar durante os exames de rotina realizados no CT do São Paulo, na última terça-feira, o meia passou a noite na UTI do Einstein Hospital Israelita, onde foi submetido a um cateterismo de diagnóstico e a uma ressonância. Com quadro estável, ele ainda não tem previsão de alta e vem recebendo o suporte do clube e também dos familiares.
Muito bem resolvido
Bastante assustado com o ocorrido, o próprio Oscar entende que este seja o momento certo para deixar os gramados. Ele quer focar em sua saúde e bem-estar, para curtir a vida junto das crianças. Financeiramente, Oscar tem a vida resolvida por várias gerações. Depois de deixar o Chelsea, em 2017, ele passou oito temporadas na China e se transformou em um dos jogadores mais bem pagos do mundo. Especula-se que a fortuna dele ultrapasse R$ 1 bilhão.