Já que esse é um hábito/necessidade de todos nós – seja uma vez no mês ou uma vez na semana, é difícil passar muito tempo longe das prateleiras. Nada mais justo que um espaço para falar sobre como fazer compras saudáveis de forma inteligente.
Primeira dica de ouro: não saia de casa sem uma lista do que precisa. Veja o que tem e o que já está em falta, anote tudo e vá. Ao sair de casa sem lista, a probabilidade de você comprar coisas desnecessárias é maior.
Segunda dica: se puder, deixe seu filho (criança) em casa, pois a probabilidade de você não resistir aos “pedichos” e acabar comprando “besteirinhas” é muito maior.
Terceira dica, e muita valiosa: evite ir ao supermercado com fome, pode ter certeza, você comprará muito menos. Tome um café reforçado antes de sair de casa para evitar comprar em excesso.
Quarta dica: comece a colocar no carrinho primeiro os alimentos secos, depois as frutas e vegetais e, por último, as carnes e alimentos refrigerados (iogurte, queijo), pois assim diminui o tempo que esses alimentos ficarão fora de refrigeração e pode evitar uma possível contaminação, principalmente no verão.
Quinta dica: compre alimentos da época, você estará consumindo produtos com menos adição de agrotóxicos e mais baratos.
Sexta dica: ao chegar em casa, guarde os produtos secos no armário de forma que os que ainda estão abertos fiquem na frente, para você usá-los primeiro. Lembre-se sempre da frase “primeiro que entra, primeiro que sai”. O que for de geladeira ou congelador, guarde imediatamente sob refrigeração.
Sétima dica: preste muita atenção nos rótulos dos alimentos. A lista de ingredientes dos produtos é em ordem decrescente, ou seja, o que mais tem está em primeiro, e o que menos tem está em último. Se você quiser saber se o produto é saudável, deve ficar de olho.
Oitava dica: preste atenção na data de validade e na embalagem – se estiver amassada ou deformada, não pegue.
Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Beijos e até semana que vem!