27 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

24/09/2024 06:00

Santa Catarina pode mais 

Em artigo publicado no site da Federação das Indústrias de SC, o presidente Mário Cezar de Aguiar faz uma provocação ao setor produtivo catarinense, e também às lideranças políticas do estado. A partir da divulgação de que Santa Catarina está em segundo lugar no ranking nacional de produtividade, o mandatário da Fiesc destaca: “Um estado como o nosso pode – e deve – buscar a 1ª colocação, pois temos uma economia pujante e gente empreendedora, que se destaca pelo espírito associativo”. Aguiar vai além: “Precisamos atentar para os pilares em que perdemos posições, como inovação (-1), potencial de mercado (-6), sustentabilidade ambiental (-5) e, um dos mais preocupantes, educação (-4), no qual caímos para a posição 9. Este é um ponto de atenção, pois gente qualificada é base para uma indústria inovadora”, analisa.

Melhora na infraestrutura

No mesmo artigo, o presidente da Fiesc expõe uma bandeira sempre empunhada pela Federação. “Em infraestrutura, apesar de ocuparmos a terceira posição, temos desafios enormes... A malha ferroviária é mínima; precisa ser ampliada e modernizada. Nossos portos privados estão à altura dos mais modernos do mundo, mas questões burocráticas e deficiências em órgãos de licenciamento retardam investimentos”.

Mobilização necessária

Mário Cezar de Aguiar encerra seu texto conclamando as lideranças à união de esforços: “É hora de mobilizar a sociedade catarinense em busca de soluções, sem complexo de inferioridade. Não podemos comprometer nosso futuro em rodovias congestionadas, em navios esperando para atracar ou no desperdício do potencial de nossos jovens”.

Fazenda

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) definiu o cronograma de adesão à obrigatoriedade de uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em Santa Catarina. A adesão gradual começa em março de 2025 e vai, mês a mês, até agosto de 2025. Atualmente, o contribuinte catarinense já tem a opção de usar o documento eletrônico, emitido e armazenado eletronicamente.

Educação

Em tempos de realização de concurso público para a educação básica em SC, o TCE-SC manda um aviso: para dar aulas nos ensinos infantil, fundamental e médio, é necessária a formação ao nível superior, em curso de licenciatura plena. O entendimento do Tribunal de Contas atende a uma consulta da prefeitura de Três Barras sobre escolaridade mínima e sua comprovação para contratação de professores.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR