O governador Jorginho Mello (PL) vetou, sob o argumento de inconstitucionalidade e ilegalidade, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Jessé Lopes (PL) que previa a isenção da taxa de licenciamento anual de veículos em Santa Catarina. O texto foi aprovado na Alesc em dezembro de 2025. O deputado pretende tentar derrubar o veto sobre o argumento de inexistência de serviço prestado, já que atualmente todo processo pode ser feito de forma on-line. Por outro lado, conforme a Fazenda, a taxa de licenciamento gerou uma arrecadação de R$ 686 milhões em 2025 que deve subir para R$ 692 milhões neste ano.
Maior volume em 18 anos
O número de veículos financiados no Brasil cresceu em janeiro, atingindo a marca de 616 mil unidades comercializadas, entre automóveis leves, motos e veículos pesados. Foi o maior volume registrado para um mês de janeiro desde 2008 e representou alta de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2025. Entre o total de veículos financiados, o destaque ficou para os seminovos, que tiveram crescimento de 8,8%. Já os modelos novos somaram valor 10,1% superior.
Nova marca
Gravatal avança no fortalecimento do turismo regional com a validação da marca “Gravatal”, em encontro hoje, no auditório da Escola Geraldina. O lançamento oficial da nova identidade territorial ocorre em 27 de fevereiro, durante seminário no Hotel Internacional Termas do Gravatal, com entrada gratuita. A marca integra um projeto realizado pela Prefeitura de Gravatal em parceria com a Fundação InoversaSul.
Cancelamentos
A greve geral de trabalhadores na Argentina provocou o cancelamento de diversos voos para o país no aeroporto Internacional de Florianópolis na quinta-feira. Ao menos 32 voos na rota entre a capital catarinense e o país vizinho foram cancelados desde o dia anterior. Os protestos são contra mudanças nas leis trabalhistas.