Nesta sexta, Tubarão estará recebendo o 1º Seminário Regional de Saúde Mental: Políticas Públicas, Prevenção e Boas Práticas, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro será na Faculdade Senac, no bairro Revoredo, das 8h às 17h30, reunindo profissionais da saúde, gestores, acadêmicos e comunidade. A programação conta com palestras de Alan Goulart Bussolo, sobre avaliação biopsicossocial e espiritualidade, e Deisy Mendes Porto, que abordará saúde mental além dos rótulos. Haverá ainda duas mesas-redondas: uma às 11h, sobre desafios da prevenção no setor público, e outra às 15h30, com experiências locais e boas práticas. O seminário é realizado em parceria com entidades regionais e marca o Dia Mundial da Saúde Mental, reforçando a importância de valorizar a vida e o cuidado emocional.
Entrelinhas
- O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Felippe Tessmann, atendeu pedidos de moradores e comerciantes da Rua José Alberto Nunes. Ele solicitou à secretaria de Infraestrutura melhorias na pavimentação da via, cujo trecho estava em más condições. A responsabilidade pela obra foi esclarecida e as melhorias realizadas na última quarta-feira. A ação atende a uma reivindicação antiga da comunidade.
Neste sábado, Tubarão recebe o Dia D + Festival Viva Tubarão das Crianças, com lojas abertas das 9h às 17h e atividades no Calçadão e na Rua Lauro Müller. O evento terá brincadeiras, oficinas, gastronomia e ações do Outubro Rosa. A programação inclui ainda autocuidado, vacinação e show do grupo TubaChoro.
- Pelo terceiro ano seguido, a Cergal mantém a tarifa de energia sem reajuste e aplica redução média de 0,17%, válida até setembro de 2026. A medida foi aprovada pela Aneel no reajuste de 21 permissionárias em SC e SP. Segundo o presidente, Gelson Bento, a ação reflete o compromisso da cooperativa com o equilíbrio financeiro e a qualidade no atendimento.
- A prefeitura de Tubarão, via Fundação de Cultura, firmou parceria com a Alesc para restaurar obras de Willy Zumblick no Centro de Cultura. O conservador Marcelo Do Amaral realizará o trabalho junto à equipe local nos próximos dias. A coordenadora Andréa Zumblick destaca a importância e satisfação com o apoio recebido.
- Representando a Assembleia no ato de sanção da lei que altera os programas Universidade Gratuita e Fumdesc, ontem, o deputado estadual Pepê Collaço destacou que a Casa foi parceira do governo nos debates e ajustes necessários. A Alesc aprovou mudanças para ampliar a fiscalização, e Pepê, que teve papel fundamental como presidente da CCJ, reiterou que, se forem necessárias novas alterações, o Legislativo seguirá buscando as melhores soluções.