MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

18/07/2019, 06:00

Carvão mineral gera energia e renda na região Sul


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O carvão mineral é uma matéria-prima nacional responsável pela geração de energia elétrica para abastecer casas, prédios, indústrias e iluminação pública, entre outros. A cadeia produtiva do carvão mineral é responsável pela geração de 7,2 mil postos de trabalho diretos e tem injetado R$ 700 milhões/ano na economia da região Sul, decorrente de pagamentos de salários, transporte e fornecedores. 

Na ponta desta cadeia produtiva de geração de energia está o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, da Engie Brasil, em Capivari de Baixo, produzindo, em média, 220 MW/mês de energia. A produção do mineral é realizada por meio da extração em minas de carvão e seu transporte até a Jorge Lacerda é realizado pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). É uma atividade perfeitamente sincronizada, à medida que, diariamente, comboios de trens transportam o mineral, com toda a cadeia produtiva seguindo rigorosas normas técnicas de segurança e cuidados ambientais.

Por estudos desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada emprego gerado na cadeia produtiva do carvão mineral, ajusta-se um fator multiplicativo por três, chegando ao cálculo de 29 postos indiretos de trabalho. Com base nestes números, e multiplicando-se por quatro, estimativas chegam a 100 mil pessoas beneficiadas com esta atividade.


Minas de Carvão

As minas de carvão da região carbonífera de Santa Catarina, onde é extraído o mineral que abastece Jorge Lacerda, são de subsolo, localizadas nos municípios de Treviso, Lauro Müller e Içara. De acordo com informações do diretor técnico do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), engenheiro Márcio Zanuz, atualmente são gerados uma média de três mil postos de trabalho diretos nas minas de carvão, com produção média de 2,4 mil toneladas/ano do mineral. Atividade centenária na região, além da eletricidade, o carvão mineral também está presente no cimento para construção civil, além de inúmeros outros usos que vêm sendo desenvolvidos por meio de pesquisas em centros tecnológicos.



Veja tudo sobre: carvão mineral, economia
 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Homem é preso com maconha

18/07/2019, 06:00

ESPORTES

Jogos da base terminam em confusão

18/07/2019, 06:00

SEGURANÇA

Homem é preso por porte ilegal de arma

18/07/2019, 06:00

GERAL

Prefeitura avalia local de nova sede, em BN

18/07/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL