MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

13/07/2019, 06:00

Tecnologia auxilia na retirada de cálculo renal


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Um sucesso. Assim foi a realização da primeira ureterolitotripsia flexível a laser realizada na Pró-Vida, em Tubarão - cirurgia feita, nessa semana, em um homem de 46 anos, por meio dos especialistas do Centro Avançado de Urologia no novo centro cirúrgico do complexo médico.

O procedimento está disponível aos pacientes da clínica, utilizando a tecnologia da endourologia - intervenção que permite eliminar os cálculos renais, de maneira rápida, eficiente e com a recuperação do paciente em muito menos tempo.

“Com essa tecnologia, o indivíduo que sofre com dores provenientes de cálculo renal pode, após os procedimentos, retornar para casa, em poucas horas, sem o cálculo que provocava tanto desconforto”, destaca o urologista que coordenou a cirurgia, Daniel Albrecht Iser.

O especialista explica que a cirurgia consiste em passar um equipamento, chamado de ureteroscópio flexível, pela uretra atingindo assim a bexiga e seguindo em direção ao rim, pelo ureter, até a localização dos cálculos.

“Quando encontradas, as pedras são, primeiro, fragmentadas por meio de energia a laser, para depois serem retiradas por meio de delicadas pinças especiais para o procedimento”, completa Daniel.

 

Recuperação do paciente

Após os procedimentos de ureterolitotripsia flexível a laser, o paciente permaneceu na clínica por três horas, sendo liberado para a casa. Recebeu dos urologistas as orientações necessárias e voltou às atividades normais em 24 horas após a cirurgia.



Veja tudo sobre: saúde, tecnologia, pró-vida
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Ivane Fretta: iluminação foi licitada pela Celesc

13/07/2019, 06:00

SEGURANÇA

Uma pessoa morre em acidente

13/07/2019, 06:00

GERAL

Hospital de Laguna fica sem atendimento eletivo

13/07/2019, 06:00

ESPORTES

Evento vai reunir mais de 140 skatistas

13/07/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL