MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

10/07/2019, 06:00

Gastronomia: hoje é Dia da Pizza


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Desde 1985, o Brasil celebra todo dia 10 de julho o Dia da Pizza. A data foi instituída pelo então secretário de Turismo Caio Luíz de Carvalho para comemorar um dos pratos mais famosos ao redor do mundo. Em Tubarão, a massa também faz sucesso e estima-se que existam mais de 30 estabelecimentos que ofertam o prato.

Quem repassa o dado é o proprietário da Cia da Pizza, João Francisco Pereira. O empreendimento está há mais de 15 anos no município, além de Capivari de Baixo, Jaguaruna e Gravatal. “Sempre gostei desse setor, da alimentação, de lanches. Eu tenho uma empresa de motoboy e, na época, notei que tinha mercado para trabalhar com pizzas aqui em Tubarão. Existiam apenas sete ou oito pizzarias. E vi ali uma oportunidade”, conta João.

Desde a abertura da pizzaria até agora, muita coisa mudou. A tecnologia ajuda na hora da venda. “Atendemos a maioria dos pedidos pelo WhatsApp. Aos sábados, dia em que temos mais movimento, o aplicativo chega a travar de tanta gente pedindo pizza”, revela João. O número de sabores também mudou e para mais. Hoje, o cardápio conta mais de 80 variações, entre as receitas salgadas e doces.

O que não muda são os sabores mais pedidos. “Calabresa, frango catupiry, portuguesa e strogonoff continuam entre as mais requisitadas. São os sabores clássicos. O mesmo acontece com as pizzas doces. A de chocolate com morando e a com coco também são as mais pedidas”.

João também explica que um dos diferenciais para o negócio dar certo é unir qualidade e bom atendimento. “São dois pilares para que a nossa pizzaria continue atuando por tanto tempo. A rapidez, por exemplo, é essencial e um item que o consumidor leva em consideração. Mas não adianta a pizza chegar rápido se ela não agrada o paladar do cliente”.

 

ORIGEM DA DATA

A pizza é um prato de origem italiana e famosa no mundo inteiro. Mas muitos historiadores acreditam que a origem dela não está na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que, há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea. O Dia da Pizza surgiu em 1985, após um concurso em São Paulo que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário de Turismo escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.



Veja tudo sobre: gastronomia, pizza
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Hospital de Laguna fica sem atendimento eletivo

10/07/2019, 06:00

ESPORTES

Evento vai reunir mais de 140 skatistas

10/07/2019, 06:00

GERAL

Dia do Soldado: disciplina e valores do serviço militar

10/07/2019, 06:00

GERAL

Evento de agroturismo é promovido

10/07/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL