MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

01/07/2019, 06:00

Terminal pesqueiro será estadualizado em até 60 dias


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


A estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna já é dada como certa, e deve ocorrer em até 60 dias, segundo o administrador do local, Evandro Almeida. Ele diz que em maio já recebeu um comunicado oficial da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra o terminal, informando, na época, que em até 90 dias ocorreria a estadualização. “Como já se passou pouco mais de um mês, contabilizamos agora a data para 60 dias”, pontua.

De acordo com Evandro, os trâmites já estão sendo tratados pela administradora do local e pelo governo do Estado. “A Codesp já está fazendo o levantamento de todos os ativos e passivos do terminal, bem como de todas as informações necessárias. Por sua vez, o governo está preparando a documentação necessária para a estadualização. Enfim, a negociação está ocorrendo, e deve levar o tempo previsto anteriormente”, comenta.

Em abril, o governo do Estado já havia sinalizado o interesse em administrar o Terminal Pesqueiro. Na época, o prefeito Mauro Candemil recebeu a visita dos diretores da Codesp e da SC-Parcerias. “Esta transição, efetivamente, dará maior eficiência ao terminal pesqueiro e ao crescimento do município e da região”, disse o prefeito durante a visita.

Segundo ele, a estadualização é necessária para que o Estado possa fazer as reformas necessárias, além de transformá-
lo em um eixo estruturante do desenvolvimento.

A SCPar Porto de Imbituba é uma empresa pública do Estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias.

Para o atual administrador do terminal, Evandro Almeida, a estadualização deve ser, sim, a melhor decisão para o local. “A SC-Par certamente fará um excelente trabalho. As tratativas já estão acontecendo, e eu estou fazendo tudo o que posso para que todas as informações cheguem à Codesp da melhor forma. Eles já estiveram aqui tomando conhecimento de toda a situação, dos ativos e passivos, entre outros. Acredito que em até 60 dias a situação já tenha uma solução concreta, inclusive de que forma será feita toda a administração do terminal”, avalia.

 

Características do terminal

O terminal possui cais com 300 metros de expansão, com dez cabeços de atracação e três esteiras de recepção de pescados. De janeiro a agosto de 2018, foram descarregados 2.400 toneladas de pescados (sardinha, tainha, abrótea, corvina, entre outros). O canal de acesso ao terminal tem, aproximadamente, 2,2 mil metros de extensão, desde a Barra dos Molhes até o terminal. Está localizado no Canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Além disso, a fábrica de gelo está pronta para funcionamento. O investimento para a reativação da fábrica foi de aproximadamente R$ 1,7 milhão, provenientes do Ministério dos Transportes. Segundo Evandro Almeida, alguns dias por semana está sendo utilizada para que não fique sucateada até a estadualização. “Abrimos os trabalhos no local em alguns dias, como manutenção da fábrica, para que ela esteja em pleno funcionamento após a negociação se concretizar”, explica.



Veja tudo sobre: terminal pesqueiro, laguna
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Novidade em breve no Hercílio Luz

01/07/2019, 06:00

GERAL

Evento de agroturismo é promovido

01/07/2019, 06:00

SEGURANÇA

Vítima fica presa às ferragens em acidente no Morro do Formigão

01/07/2019, 06:00

SEGURANÇA

Carro pega fogo após colidir

01/07/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL