MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

22/06/2019, 06:00

Revitalização das praças e da beira-rio tem início


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Com o início da colocação de tapumes, as obras de revitalização da beira-rio, no Centro, e das praças Orlando Francalacci e Centenário (do Chafariz), na rua Lauro Müller, em Tubarão, começam a sair do papel. As obras serão públicas, mas custeadas pela Tubarão Saneamento como medida compensatória aplicada pela AGR (Agência Reguladora de Saneamento).

De acordo com Guilherme Antunes, diretor-presidente da Funat (Fundação do Meio Ambiente de Tubarão), o projeto prevê não apenas a revitalização completa das duas praças, como também a recomposição de árvores nativas e a retirada das mamoneiras e cipós da beira-rio, no espaço entre as duas pontes. Além disso, será construído um deck ligando estas duas praças.

Guilherme explica que aguarda apenas a liberação ambiental para a retirada das plantas em questão, e que está sendo realizada uma sondagem da área da beira-rio onde será instalado o deck para a adequação do local que receberá a obra.

“A ideia é fazer com que estas revitalizações façam a população não apenas valorizar e utilizar as praças, como ter um olhar mais atencioso e carinhoso com o rio Tubarão. Só tendo este olhar é possível cuidar”, pontua Guilherme. “ O deck, que será construído atrás do casario histórico, possibilitará que as pessoas tenham ali uma área de contemplação do rio. Um novo olhar para algo tão bonito que temos na cidade”, completa.

Ao todo, as obras custarão R$ 505 mil, que serão custeados pela Tubarão Saneamento. “A intenção é fazer estas revitalizações em toda a extensão da beira-rio, nas duas margens. Porém, esta é uma obra que levará pelo menos quatro anos para ser concluída, mas que tem início agora”, ressalta Guilherme.

 

Como serão as obras

De acordo com o arquiteto da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Diego Steffen Morais, o deck terá seis metros de largura e 121,5m de comprimento. A estrutura será em concreto armado, com pavimento e guarda-corpos em madeira tratada. Ele ficará junto aos casarios. Já a praça Orlando Francalacci terá remodelação do desenho dos canteiros e paisagismo, implantação de novos mobiliários (bancos, lixeiras e mesas de jogo), parque infantil e nova pavimentação em paver, com tratamento de acessibilidade (pisos táteis). Na praça Centenário, será demolido o atual chafariz e será feita a implantação de uma nova estrutura de menor porte. Serão feitas ainda a remodelação do desenho dos canteiros e paisagismo, a implantação de novos mobiliários (bancos, lixeiras e bicicletários) e uma nova pavimentação em paver, com tratamento de acessibilidade (pisos táteis).



Veja tudo sobre: obras, revitalização
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Peixe recebe dirigente do River Plate

22/06/2019, 06:00

ESPORTES

Novidade em breve no Hercílio Luz

22/06/2019, 06:00

SEGURANÇA

Vítima fica presa às ferragens em acidente no Morro do Formigão

22/06/2019, 06:00

GERAL

Ivane Fretta: iluminação foi licitada pela Celesc

22/06/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL