MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

21/05/2019, 06:00

Banco de Leite precisa de doações


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, está com o estoque abaixo do necessário. Segundo Glória Barcelos, enfermeira que coordena o local, a quantidade atual seria suficiente para suprir as necessidades de apenas mais três dias, com o número de bebês que hoje necessitam na instituição.

A falta de leite materno tem preocupado em todo o país, tanto que Glória conta que, na semana passada, ainda participou de um seminário da Fiocruz, em Joinville, reunindo representantes de bancos de leite do Brasil, e todos estavam com o estoque abaixo do ideal.

A enfermeira do HNSC explica que o leite doado é usado principalmente para alimentar crianças que nascem prematuras ou com baixo peso, e que não podem ser amamentadas pelas próprias mães.

Segundo ela, qualquer quantidade de leite pode ajudar esses bebês. “Um mililitro, por exemplo, pode ser suficiente para uma refeição, dependendo do peso da criança”, exemplifica.

Para doar, a mãe precisa apenas se cadastrar no Banco de Leite, apresentando alguns documentos e comprovantes de saúde. “Após o cadastro, entregamos um kit contendo uma garrafa de vidro esterilizada, luva, touca e material informativo, para a mãe levar para casa e fazer as coletas. Se ela não puder trazer ao hospital, nós mesmos, através das integrantes da Avoma (Associação das Voluntárias da Maternidade) e do nosso motorista, iremos até a mãe buscar”, explica Glória.

Ela ainda destaca a importância da doação do leite, e explica que, quanto mais se doa, mais leite a mãe terá. “Quanto mais uma mãe amamenta ou doa seu leite, mais ele será produzido. Portanto, a mãe não precisa se preocupar se faltará leite para o seu filho caso ela doa. Pelo contrário, ele terá ainda mais”, pontua.

O HNSC possui o Banco de Leite desde 2001, quando recebeu o certificado de Hospital Amigo da Criança. Desde 2013, é premiado anualmente pela Fiocruz pela qualidade dos seus serviços e do leite ali armazenado e utilizado. Para mais informações sobre como ser uma doadora, os telefones do Banco de Leite do HNSC são: (48) 3631-7149 e 0800-6430140.

 

Campanha nacional

Uma campanha lançada pelo Ministério da Saúde busca ampliar em 15% as doações de leite materno no país. Com o slogan “Doe leite materno, alimente a vida”, a campanha envolve anúncios para sensibilizar gestantes e lactantes para a importância da doação.



Veja tudo sobre: banco de leite, hnsc
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Associação Tubaronense de Judô se destaca em Campeonato Estadual

21/05/2019, 06:00

GERAL

Preço da gasolina tem queda em TB

21/05/2019, 06:00

ESPORTES

Atletas voltam pra TB com medalhas

21/05/2019, 06:00

SEGURANÇA

Veículo capota em Passo do Gado

21/05/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL