MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

15/05/2019, 06:00

Evento lança jogo interativo de arqueologia


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Começou ontem e segue até amanhã a 13ª edição da Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep), da Unisul, em Tubarão. A expectativa é de que o evento atenda, neste ano, mais de dois mil estudantes das escolas públicas e privadas da região, por meio de oficinas sobre a era pré-colonial da região lagunar.

O tema do evento, neste ano, é a arqueologia no ambiente virtual. E uma das novidades é o lançamento de um jogo com a temática indígena. O coordenador do Grupep, Geovan Martins Guimarães, explica que o tema foi escolhido para atrair a atenção dos estudantes.

“Haverá espaços onde eles poderão jogar RPG desenvolvido por nós, do Grupep, em parceria com a USP, para mostrar a realidade dos índios. Os visitantes poderão experimentar ferramentas didáticas, como a realidade virtual aumentada, na qual verão artefatos históricos através de aplicativos, tendo mais informações sobre arqueologia e objetos que esses grupos produziam”, destaca Geovan.

De acordo com a integrante do Grupep Jéssica Mendes Cardoso, o jogo “Sambaquis: uma história antes do Brasil” é o primeiro que trata da arqueologia brasileira no período pré-colonial. “Ele é em formato RPG – no qual o jogador incorpora um personagem e o interpreta no ambiente digital –, e consiste na reconstrução da paisagem sambaquieira, baseada principalmente nos sambaquis do Estado”, descreve.

 

INTERATIVIDADE

Além do jogo, a parceria entre USP e Grupep resultou em um aplicativo interativo para a representação visual dos objetos encontrados em sítios arqueológicos por pesquisadores. Ele só funciona através da leitura de QR codes, os quais estarão disponíveis no local do evento.



Veja tudo sobre: arqueologia, unisul
 


OUTRAS NOTÍCIAS



DIVERSÃO

Adolescente de Tubarão é nova Miss Pré-Teen

15/05/2019, 06:00

SEGURANÇA

Bebê engasgado é salvo por policiais

15/05/2019, 06:00

SEGURANÇA

Polícia flagra mais de 50 condutores embriagados

15/05/2019, 06:00

GERAL

Ivane Fretta: sem previsão para obras complementares

15/05/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL