MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

14/05/2019, 06:00

A polêmica sobre as armas


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

O assassinato de uma mãe no domingo, em Tubarão, voltou a levantar na região a discussão sobre o porte de armas. O crime, em que um policial militar é o acusado, aconteceu uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro assinar um decreto ampliando o porte de armas, que é a autorização para transportar a arma fora de casa. Um grupo de pessoas é a favor do direito de garantir a própria defesa, mas outra parte teme pelo aumento de crimes com mais armas circulando pelas ruas sem a devida capacitação.

O futuro
“O homem apontado por matar a esposa é policial. Ele teve capacitação para portar a arma, passou por testes psicológicos e, durante seu trabalho, antes de se aposentar, passou por uma série de atualizações. Mais preparado que ele não deveria ter. E olha o que ele é acusado de ter feito. Agora, imagina o que vai acontecer quando todas essas outras pessoas, que passarão por testes bem mais simples, conseguirem obter armas. O futuro será muito pior”, escreveu um leitor que pediu para não ser identificado.

Insegurança
“Sabemos que nossos policiais são preparados, fazem um trabalho exemplar, e que se trata de um caso isolado. Mas defender a ampliação do porte de armas é aceitar que mais crimes como este possam ocorrer. Estaremos muito mais inseguros do que seguros”, escreveu Mateus de Souza.

O retorno da Área Azul
O início do funcionamento da Área Azul, após tanto tempo de preparação, foi marcado por reclamações de usuários e por falta de informações. Nas ruas, sobraram vagas, o que foi positivo. Mas quem tentou estacionar teve que correr atrás de monitores, os pontos de venda fixos não estavam funcionando ainda, e nem o aplicativo de celular, que facilitaria a vida do motorista. Muitos condutores ainda se arriscaram a deixar o veículo sem fazer o devido pagamento, já que não encontraram onde pagar a tarifa. Monitores também foram vistos em duplas, cobrindo uma área menor do que se estivessem atuando separados. Para os próximos dias, é preciso melhorar, e muito, o atendimento presencial e via aplicativo.

Aumento aos servidores
Os servidores públicos da prefeitura de Orleans estão próximos de ser contemplados com o reajuste salarial deste ano. O prefeito, Jorge Koch, enviou à Câmara o projeto com a proposta de aumento, para a apreciação dos vereadores. Após discussões com os servidores e esforços da gestão, a prefeitura chegou à proposta final de 5,07% de aumento, repondo e superando a inflação, além de 20% de reajuste no auxílio-
alimentação, passando para R$ 180 por mês.

Rumo a SC
O colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, fez revelações sobre o futuro político de Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e que é vereador no Rio de Janeiro. Diz que ele não concorrerá à prefeitura da capital carioca, como se esperava. Ao invés disso, tem falado em vender os dois imóveis que mantém no Rio e se mudar em definitivo para Santa Catarina, para onde vem com certa frequência. Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriú estão entre os destinos que costumam ser escolhidos por ele.

Palestra
Foi excepcionalmente importante para a Educação de Tubarão a palestra nacional da professora doutora Regina Shudo para todas as professoras, diretoras e estagiárias que atuam na Educação Infantil. Regina mostrou, com profundo conhecimento de causa e por meio de atividades, que a Educação Infantil é muito mais do que cuidar das crianças ou do que a atividade solta, ‘largada’. É a atividade planejada e observada que objetiva desenvolver as habilidades previstas na Nova Base Comum Curricular. Os novos caminhos da Educação Infantil ficaram muito claros.

Notificação
A data de vencimento da cota única da taxa de lixo, que anteriormente seria em 10 de maio, foi transferida para o dia 10 de junho. Por sua vez, para quem optou pelo parcelamento, via empresa concessionária dos serviços de água e esgoto, em até dez vezes, nada muda.



Veja tudo sobre: arma, segurança, área azul, orleans, palestra, lixo
 


OUTRAS NOTÍCIAS



DIVERSÃO

Adolescente de Tubarão é nova Miss Pré-Teen

14/05/2019, 06:00

SEGURANÇA

Polícia flagra mais de 50 condutores embriagados

14/05/2019, 06:00

SEGURANÇA

Bebê engasgado é salvo por policiais

14/05/2019, 06:00

ESPORTES

Região representada nos Jasti

14/05/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL