MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

14/05/2019, 06:00

Estado contrata bombeiros para aeroporto


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, conta desde ontem com bombeiros formados no curso de combate a incêndio para aeródromos. O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contratou profissionais para garantir que haja uma equipe apta a atuar no local durante os horários de pouso e decolagem de aeronaves. A medida atende à solicitação de companhia aérea para retomar a operação no terminal.

“Hoje (ontem) mesmo, a Latam e a secretaria de Aviação Civil vão ser notificadas sobre a providência, solicitando uma nova vistoria. Tão logo a vistoria seja feita, a empresa será liberada para retomar os voos”, explica o governador, Carlos Moisés.

Agora, o Estado aguarda a retirada da Notam, documento que a companhia aérea Latam utiliza como argumento para não operar no aeroporto de Jaguaruna. “Hoje, a Azul continua operando normalmente, e a Latam deve voltar a operar a partir do dia 19 de maio. Todas as providências estão sendo encaminhadas para a retomada dos voos”, explica o comandante do CBMSC, coronel Edupércio Pratts.

De acordo com ele, os bombeiros trabalharão no período da tarde, seis horas por dia, já que todos os pousos e decolagens da Azul e da Latam ocorrem entre 14h30 e 16h25. O caminhão de combate a incêndio está pronto para operar no terminal. Outros profissionais serão capacitados para assumir permanentemente a função em Jaguaruna.

Desde o início do impasse, o governador Carlos Moisés já havia determinado que a presença dos bombeiros fosse mantida no aeroporto de Jaguaruna, independentemente de haver obrigatoriedade ou não. O objetivo, segundo Moisés, é garantir a segurança dos passageiros e atender às demandas das companhias aéreas, além de manter o terminal em condições para receber novos voos no futuro.

 

Comunicado da Latam

Até o fechamento desta edição, no site da Latam a empresa havia divulgado um comunicado prorrogando para o dia 15 de junho a suspensão das operações. “A Latam Airlines Brasil informa que estão suspensas suas operações em Jaguaruna até 15 de junho. A Latam retomará as operações na localidade somente quando contar com condições seguras de operação no aeroporto, com a atuação adequada da brigada de incêndio”, diz a nota. Segundo o diretor comercial da RDL, que administra o aeroporto, André Contanzo, esta suspensão se dará até a Anac emitir um Notan certificando o Sescinc.



Veja tudo sobre: aeroporto de jaguaruna, latam
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Semana de preparação no Leão

14/05/2019, 06:00

ESPORTES

Região representada nos Jasti

14/05/2019, 06:00

ESPORTES

Fechado em 2016, Salgadão reabre hoje

14/05/2019, 06:00

GERAL

Banco de Leite precisa de doações

14/05/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL