MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

16/04/2019, 06:00

Nova ponte melhora a mobilidade urbana


Guilherme Corrêa 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Guilherme Corrêa/DS

Desde as 11h30 da manhã de ontem, quem passa por São Ludgero tem mais uma alternativa para cruzar o rio Braço do Norte, entre os bairros Centro e Bela Vista.

A inauguração da ponte Rosiney da Silva Walter e dos acessos contou com lideranças políticas da região e do Estado, e com os moradores, que esperavam pela travessia há anos.

A cerimônia de inauguração começou por volta das 10h, ao lado do prédio da prefeitura, onde fica a rua que dá acesso à segunda ponte. O prefeito de Tubarão e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Joares Ponticelli, foi um dos primeiros a falar sobre a importância da obra.

“Quando era governador interino, dei início às tratativas de construção dessa ponte, que será de extrema importância para a comunidade”, disse Joares.

Logo em seguida, os representantes do governo do Estado Diego Goulart, secretário executivo de Articulação Nacional, e Lucas Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Econômico, também exaltaram a concretização de um desejo antigo de quem vive e passa por São Ludgero. “Por sermos do Sul, sabemos o quanto essa ponte é importante. É um dia pra ficar na memória da população”, discursou Lucas.

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira também esteve presente. Moreira disse que chegou, no fim de semana, de Londres, onde mora atualmente, para ficar dez dias no Brasil, e que não podia deixar de participar desse momento marcante para o Sul do Estado.


Momento de emoção para lideranças

Ao final do ato de abertura da ponte, o deputado estadual e ex-prefeito de São Ludgero Volnei Weber, e o atual prefeito, Ibaneis Lembeck, o Iba, se emocionaram ao falar da ponte Rosiney da Silva Walter. “É um momento de muita emoção, gratidão e responsabilidade. Desde quando era vereador, já falava sobre a obra da segunda ponte. O Iba é um grande amigo e parceiro. Juntos, conseguimos construir uma São Ludgero ainda melhor para esse povo que merece o nosso trabalho”, relatou Volnei.

“É uma obra que promete descongestionar o trânsito, principalmente nos horários de pico. Isso ajuda a todos, até no escoamento das cargas que passam aqui pela região. Depois de tanta luta, é gratificante ver a ponte liberada”, disse Iba.

 

Moradores comemoram entrega da travessia

O calor provocado pelo sol forte não espantou os moradores, que fizeram questão de participar da inauguração da nova ponte. Debaixo do guarda-chuva, a aposentada Júlia Zulmira Leite acompanhava ansiosa pela abertura da travessia. Ela é de Pernambuco, mas mora em São Ludgero há 13 anos.

“Essa ponte será uma maravilha. É um momento histórico. Até pra gente que anda a pé será melhor, mais perto”, contou Júlia.

Marcos José da Silva foi um dos primeiros motoristas a trafegar pelo novo acesso. Dentro do carro, ele falou sobre os benefícios e facilidades que a ponte vai trazer no dia a dia. “Antes, só com uma ponte, era muito difícil para atravessar a cidade. Agora, será mais fácil, principalmente nos horários de pico, como nos momentos de levar e buscar o filho na escola”.

Da garagem de casa, Vanilda e João Fernandes acompanharam toda a movimentação de perto – desde o começo da construção da ponte até a inauguração ontem. “Com certeza, será algo positivo pra cidade. E estávamos esperando há bastante tempo”, revelou João.



A ponte

A empresa Geovias Engenharia foi responsável pela elaboração do projeto da segunda ponte, acessos e modificações. A execução foi feita pela empresa Fraga Construções e Engenharia. O investimento total foi de R$ 3.050.663,30. A ponte recebeu o nome de Rosiney da Silva Walter, popular Alemão do Frete, que faleceu num acidente de trabalho em 2015. Na época, ele era secretário de Obras, Viação e Urbanismo. A esposa de Rosiney, Felícia, também esteve presente no evento de ontem. “Ele era um amigo para todas as horas. Uma pessoa que vivia para a família e o trabalho. Nada mais justo que receber essa homenagem”, explicou o deputado Volnei Weber.



Veja tudo sobre: são ludgero, ponte, obras, trânsito, mobilidade urbana
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Corrida abre Semana do Soldado em Tubarão

16/04/2019, 06:00

ESPORTES

Jogos da base terminam em confusão

16/04/2019, 06:00

SEGURANÇA

Homem é preso por porte ilegal de arma

16/04/2019, 06:00

SEGURANÇA

Homem é preso com maconha

16/04/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL