MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

13/04/2019, 06:00

Rosa de Anita Garibaldi será clonada na Unisul


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O laboratório de Produção Vegetal do curso de Agronomia da Unisul vai clonar a Rosa de Anita, desenvolvida pelo italiano Júlio Pantoli, e as mudas serão distribuídas durante as comemorações do bicentenário da lagunense Anita Garibaldi, “heroína dos dois mundos”, em 2021. Laguna e Tubarão já têm suas comissões para a organização conjunta dos eventos, enquanto o governador Carlos Moisés da Silva deve anunciar, ainda este mês, o comitê estadual.

“Vamos distribuir a Rosa de Anita para todo o Estado e, com certeza, será um símbolo valioso”, enfatizou, emocionado, o historiador Adílcio Cadorin, autor da obra “A Guerreira das Repúblicas” e um dos principais incentivadores do bicentenário.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi entregou na sexta-feira ao reitor Mauri Luiz Heerdt três unidades do híbrido da rosa, desenvolvida por Júlio Pantoli, da Itália. O Laboratório de Produção Vegetal do curso de Agronomia da Unisul vai clonar a flor, e o processo exigirá cerca de 18 meses. “Vamos além da clonagem. Faremos o estudo do DNA da rosa, e vamos espalhá-la por todo o Brasil”, adiantou o professor e pesquisador Celso Albuquerque, coordenador do curso de Agronomia, que deve iniciar um protocolo de parceria com o Instituto Técnico Garibaldi para obter a licença oficial para se tornar o reprodutor da flor em todo o Brasil.

As quatro mudas da rosa de Anita, que vieram  da Itália, foram plantadas em Laguna pelo paisagista Leonardo Joinha. As gemas foram retiradas recentemente para a clonagem.

O reitor Mauri Luiz Heerdt qualifica o esforço de Laguna, Tubarão e Unisul como a união da ciência com a história. “Estaremos reproduzindo uma flor cujas pétalas representam justamente a sensibilidade feminina e, ao mesmo tempo, a curta duração de vida, igual à da heroína. A Unisul participa e fortalece, mais ainda, o seu papel comunitário, para resgatar e valorizar a nossa história”.

 

Editora Unisul lançará livro sobre Anita

A Editora Unisul vai publicar uma nova edição do livro “Uma Rosa Per Anita”, escrito e editado na Itália por Andreá Antonioli, Gianpaolo Grilli e Anita Garibaldi Jalet, tataraneta da heroína. A nova edição pode sair em três idiomas: italiano, português e espanhol, em função do interesse do governo uruguaio.



Veja tudo sobre: anita garibaldi, unisul, livro
 


OUTRAS NOTÍCIAS



DIVERSÃO

“Toy Story 4” é a estreia nas telonas

13/04/2019, 06:00

GERAL

Católicos celebram Corpus Christi nesta quinta-feira

13/04/2019, 06:00

ESPORTES

Tubaronense é vice-campeã em competição internacional de caratê

13/04/2019, 06:00

GERAL

Meningite: Imbituba segue sem aulas até segunda

13/04/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL