MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

10/04/2019, 06:00

Migrantes recebem aulas de informática


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O projeto “Acolhida ao Migrante”, iniciativa desenvolvida na Unisul, em Tubarão, está em andamento com as atividades de uma nova oficina de informática para pessoas vindas de outros países. A ação atende aos interessados de forma gratuita e busca facilitar a adaptação deles ao Brasil.

A professora Carla Borba, coordenadora do Acolhida ao Migrante, destaca que o objetivo dessa formação é contribuir para o processo emancipatório dessas pessoas. “Nós queremos facilitar o processo de inserção deles no mercado de trabalho. Então, para que eles consigam dar continuidade a suas vidas, de forma digna, é essencial dominar o idioma local e ter conhecimentos de informática. Com isso, eles podem participar e contribuir também para a nossa comunidade”, acrescenta a professora.

Quem está à frente dessa fase do projeto é a Inclusão Digital da Unisul, por meio do Artigo 171 – Pesquisa e Extensão. Duas acadêmicas bolsistas ministram as aulas, junto a outros voluntários. A coordenadora, professora Silvana Dal Bó, explica que o planejamento dessas atividades começou em 2018.

“Nós começamos, ainda no ano passado, a fazer algumas ‘aulas-diagnóstico’. Assim, percebemos que o foco de nossas oficinais seriam conteúdos profissionalizantes, e incluímos junto ao ensino do uso da internet e redes sociais o manuseio de ferramentas de texto e planilhas”, diz.

Projeto existe há cinco anos
A iniciativa existe desde 2014 e surgiu de uma parceria com o curso de Relações Internacionais da Unisul. O “Acolhida ao Migrante” busca promover inserção social e integração cultural com a finalidade de proporcionar mais independência aos refugiados e migrantes internacionais que moram na região de Tubarão. O projeto tem como atividade central o ensino da Língua Portuguesa, mas também desenvolve atividades ligadas a integração cultural e esportes, ao mundo do trabalho, assessoria jurídica e atendimentos na área da saúde. Essas ações envolvem a participação de professores e alunos da Unisul, além da comunidade externa.



Veja tudo sobre: imigrantes, aulas, informática
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Escolas de Tubarão irão receber melhorias ainda este semestre

10/04/2019, 06:00

GERAL

Indígenas de Imaruí falam sobre cultura

10/04/2019, 06:00

GERAL

Orleans lança o IPTU 2019

10/04/2019, 06:00

SEGURANÇA

BR-101, na região Sul, tem reforço para fiscalização

10/04/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL