MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

30/03/2019, 06:00

Sensação de insegurança


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Andar pelo Centro de Tubarão sem ser abordado por pedintes tem sido uma exceção. A quantidade de moradores de rua na cidade tem sido alvo de constantes reclamações, principalmente pela sensação de insegurança que a situação traz aos pedestres abordados, algumas vezes de forma abusiva. Entre os pontos do município com maior concentração de moradores de rua está a antiga rodoviária, onde eles se reúnem diariamente e fazem, inclusive, o uso de bebidas alcoólicas.

Sem mudança
O problema se torna ainda mais grave porque eles não aceitam ir para abrigos ou receber atendimento da assistência social, o que lhes traria algumas obrigações. Algumas ações são realizadas em Tubarão para retirar moradores de ruas de locais públicos, mas não há efeitos positivos, já que eles retornam assim que os agentes vão embora. É preciso encontrar outras soluções.

Relato
Entre as constantes queixas recebidas pelo DS sobre o assunto está a da leitora tubaronense Sônia Matias: “Eu saio de casa para trabalhar por volta das 6h30, e retorno às 19h. O trajeto que faço da minha casa até o ônibus é um verdadeiro terror. Logo cedo, já há um grupo de homens ali pedindo dinheiro. Ali virou o ganha pão deles. Ao mesmo tempo, aumentou o número de roubo de bolsas de mulheres na cidade. Onde está a Guarda Municipal, que só atua em blitz?”.

Passagem
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, esteve na sexta-feira em Florianópolis e em Criciúma. Na capital, esteve no Sapiens Parque, espaço voltado à inovação, e, na Cidade Carbonífera, passou pelo Bairro da Juventude, Satc e ministrou palestra na Unesc. Apesar de estar entre um destino e outro, faltou representação política para uma visita a Tubarão.  

Piso nacional
Os professores da rede municipal de ensino de Imbituba, que há décadas lutavam pela incorporação do piso nacional à categoria, tiveram o pleito atendido na sexta-feira. O comunicado foi feito pelo prefeito, Rosenvaldo da Silva Júnior, em uma reunião com os representantes do sindicato dos servidores. A partir de maio, quem tem o salário-base abaixo do piso nacional, ou seja, menor que R$ 2.557,74, terá a adequação salarial.

Encontro
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Harrison Marcon Cachoeira, participou nesta semana do 1º Encontro Estadual de Presidentes e Políticas Públicas 4.0, evento realizado em Florianópolis, pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC). Foram abordadas boas práticas no relacionamento entre a administração pública e o movimento lojista catarinense.

Atestado eleitoral
Uma professora foi condenada, em Lauro Müller, por ato de improbidade administrativa, com enriquecimento ilícito. Os fatos aconteceram em setembro de 2016, quando ela teria se ausentado do trabalho em razão de atestado médico, mas participou ativamente de campanha eleitoral. O enriquecimento se deu por conta do salário recebido pelo período não trabalhado, em prejuízo aos cofres públicos. A ré, pela sentença, terá de pagar o valor referente ao enriquecimento ilícito, acrescido de multa, correção pelo INPC e juros. Além disso, foi condenada à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos e proibição de contratar ou receber do Poder Público por dez anos. Cabe recurso. A prática é bem comum durante o período eleitoral.



Veja tudo sobre: insegurança, moradores de rua, professores, cdl
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Ciclista de Imbituba conquista pódio em prova dos Jogos Escolares de SC

30/03/2019, 06:00

GERAL

Preço da gasolina tem queda em TB

30/03/2019, 06:00

DA REDAÇÃO

Cães ganham camas feitas com pneus usados

30/03/2019, 06:00

ESPORTES

Tubarão Futsal vence o Joaçaba fora de casa por 4 a 2

30/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL