MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

21/03/2019, 06:00

As pontes de madeira


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Constantemente surgem reclamações de moradores sobre a falta de manutenção ou a situação precária de pontes de madeira. Somente nesta semana, três municípios da região responderam sobre este problema. Em pleno 2019, nem devia mais existir este tipo de estrutura. A própria Defesa Civil do Estado tem kits de transposição que são entregues aos municípios, necessitando apenas que sejam construídas as cabeceiras. Estes kits geralmente são entregues em casos de situação de emergência, mas cabe às prefeituras lutarem pela ampliação do projeto. Mais de 150 pontes já foram entregues nesta parceria.

Custo baixo
E mesmo que as prefeituras não consigam estes kits de transposição através da Defesa Civil do Estado, o custo não é considerado alto. De acordo com o próprio órgão estadual, um kit de estrutura de concreto pré-fabricada para uma travessia de 12 metros chega a custar R$ 52 mil, evitando a necessidade constante de manutenção, já que não são utilizadas madeiras.

Capacitados
A partir de agora, servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estão aptos a apresentar as obras e a vida do artista Willy Zumblick a estudantes e a outros visitantes. Um grupo de servidores e estagiários foi capacitado nesta semana por Geraldo Côrrea, moderador do Museu Willy Zumblick. O prédio do MPSC recebeu 23 obras do artista através de parceria com a prefeitura de Tubarão.

Pesquisa do comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão tem agendada assembleia ordinária para hoje, a partir das 20h. Entre os assuntos estará em pauta a apresentação do resultado da pesquisa de satisfação do comércio, que foi realizada pelos estudantes do curso de Gestão do Conhecimento, no bacharelado de Administração, orientados pelo professor Valter Schmitz e pela assessoria técnica de Rafael Mayer, da Unisul. A apresentação do festival de prêmios é outro assunto da assembleia.

Juiz titular
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina promoveram o juiz Antônio Marcos Decker para assumir a titularidade da Vara Única da comarca de Capivari de Baixo. Em 2018, Decker foi considerado o juiz substituto mais produtivo do Estado, segundo levantamento realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ). Até então, o magistrado atuava como juiz substituto na 6ª Circunscrição Judiciária, com sede na comarca de Tubarão.

Carnaval
O Carnaval de Laguna ainda está rendendo, mas é na Câmara de Vereadores da cidade. Na noite de terça-feira foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para avaliar a contratação de trio elétrico, além de contratos e convênios firmados pela prefeitura para a cessão de espaços públicos. Chama a atenção que, dos cinco vereadores que assinaram o requerimento pedindo a criação da CPI, três são do MDB, mesmo partido do prefeito Mauro Candemil. Os outros dois são do PP e PSDB. Ontem, foram indicados para a comissão os vereadores Nádia Tasso Lima (MDB), Osmar Vieira (PSDB) e Roberto Carlos Alves (PP). Eles terão cinco dias para eleger o presidente e o relator. As investigações poderão ocorrer no prazo de 60 dias, sendo prorrogável por mais 30 dias. A prefeitura nega qualquer irregularidade.



Veja tudo sobre: carnaval, ponte, defesa civil
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Superação dentro e fora das piscinas

21/03/2019, 06:00

SEGURANÇA

Trabalho infantil é discutido em reunião

21/03/2019, 06:00

GERAL

Amurel tem R$ 6 mi para receber

21/03/2019, 06:00

GERAL

Indígenas de Imaruí falam sobre cultura

21/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL