MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

16/03/2019, 06:00

Fim de semana terá vacinação no shopping


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Uma ação visando ampliar o número de pessoas vacinadas contra a febre amarela será feita neste fim de semana, em Tubarão. Desde o início da campanha, em fevereiro, 15 mil moradores já tomaram a dose, número abaixo da meta de 85 mil pessoas.

Os dados foram repassados pela direção da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Pensando nisso, quem ainda não se vacinou poderá tomar a dose gratuita neste sábado e domingo, no Farol Shopping. Uma equipe estará realizando o serviço na entrada principal do empreendimento. O objetivo é garantir e incentivar o sucesso da campanha, diminuindo os riscos de a doença infecciosa se alastrar.

No sábado, o horário de vacinação será das 10h às 22h. No domingo, das 11h às 22h. Pessoas com idade a partir dos nove meses até 59 anos podem ser imunizadas. Crianças e adolescentes devem levar a carteira de vacinação para poder receber a vacina. Os adultos podem apresentar a carteira de identificação ou de vacinação. Gestantes somente poderão fazer a vacina sob prescrição médica.

“Toda e qualquer vacina tem o objetivo de evitar a doença e suas reações. Temos que prevenir sempre que possível. As consequências da doença podem ser fatais”, explica Daisson Trevisol, diretor da FMS.

Desde o segundo semestre de 2018, após recomendação do Ministério da Saúde, toda Santa Catarina é considerada Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para febre amarela. Antes, apenas 162 municípios integravam a área. Com a ampliação, os moradores de todos os 295 municípios catarinenses precisam estar imunizados contra a doença, que pode matar.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), dois casos suspeitos foram notificados e descartados na região de Tubarão.

IMPORTÂNCIA DA DOSE
De acordo com a Dive-SC, a febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa, sendo transmitida ao homem mediante a picada de insetos dos gêneros Aedes e Haemagogus. As manifestações iniciais da doença são febre alta, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia e reaparecimento dos vômitos. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.



Veja tudo sobre: vacinação, febre amarela, fundação municipal de saúde
 


OUTRAS NOTÍCIAS



DIVERSÃO

“Aladdin” e “Hellboy” estreiam nas telonas

16/03/2019, 06:00

ESPORTES

Tubarão Futsal joga em casa sexta

16/03/2019, 06:00

SEGURANÇA

PRF registra carros acima da velocidade

16/03/2019, 06:00

GERAL

Novo bafômetro está sendo analisado pela PM

16/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL