MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

15/03/2019, 06:00

Inclusão: jovem deficiente auditivo se forma


Tatiana Dornelles 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Imaginarium formaturas/DS

Mesmo diante das dificuldades, o jovem Maurício Oliveira Domingos, de 32 anos, não desistiu do sonho e conseguiu se formar em Engenharia Civil, pela Unisul. Ele é o primeiro deficiente auditivo formado na área pela universidade. 

Durante os cinco anos de curso, Maurício teve acompanhamento da professora Conceição, intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Ela me acompanhou durante todo o processo, das aulas ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Foi minha intérprete. Inclusive, era minha professora antes mesmo da universidade. Eu me formei o primeiro engenheiro civil deficiente auditivo da Unisul, com nota máxima no TCC, que falava sobre sistemas fotovoltaicos em residências. Sou esforçado para aprender, e quero me qualificar muito. Além disso, sou um pouco teimoso”, diz.

O jovem conta que atualmente está desempregado, mas mantém uma rotina ao lado de familiares, da namorada e do filho, de um ano e nove meses. “Moro com meus pais, visito meu filho constantemente. Faço academia e fico estudando as técnicas que aprendi na faculdade. Adoro trabalhar, e quero ser, no futuro, um grande profissional”, admite.

Maurício conta que escolheu cursar Engenharia aos 26 anos. “Decidi ser engenheiro civil porque gosto dessa área, que também é mais visual para mim. Atualmente, o maior desafio profissional, sem dúvidas, é a falta de oportunidade para mostrar meu trabalho, justamente por eu ser deficiente auditivo”, lamenta.

Segundo Maurício, os planos para o futuro são simples. “Quero conseguir trabalhar na área, construir minha casa, casar e ter o segundo filho. O importante é nunca desistir dos sonhos, pois somos mais fortes do que imaginamos”, acrescenta o engenheiro civil.



Veja tudo sobre: fomatura, inclusão, deficiente auditivo
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Leão repete erros e perde para a Chape

15/03/2019, 06:00

DA REDAÇÃO

Aluna do Senac irá à competição na Rússia

15/03/2019, 06:00

GERAL

Idosa recebe apoio para tomar remédios

15/03/2019, 06:00

GERAL

Militares que atuaram em 74 são homenageados

15/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL