MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

13/03/2019, 06:00

Fiesc com foco no desenvolvimento da região


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Desde ontem, Tubarão recebe uma comitiva formada pela diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A programação prevê reuniões com lideranças empresariais, sindicais e visitas a indústrias e entidades.

Ontem à noite, um grande evento, na Unisul, reuniu prefeitos e representantes industriais e de entidades de 18 municípios da Regional Litoral Sul da Fiesc. O objetivo, segundo a federação, era deliberar sobre o fomento para internacionalização do setor. “Este encontro visa ao desenvolvimento da região, com olhar direcionado às necessidades das indústrias e ao fortalecimento delas”, destacou o vice-presidente da Regional Litoral Sul, Alexsandro da Cruz Barbosa.

Antes de chegar a Tubarão, representantes da Fiesc estiveram na região Oeste do Estado. Agora, chegam à Cidade Azul e municípios vizinhos para avaliar o potencial econômico e pensar em ações que possam contribuir para o crescimento local.

“Viemos para verificar quais são as demandas, para saber em quais questões que a federação pode contribuir para que a região possa se desenvolver. Queremos sensibilizar os empresários para a questão da internacionalização e, depois, aplicar um questionário para que possamos identificar o grau de maturidade dessas empresas. A visita é extremamente positiva pela importância da região Sul para a economia de Santa Catarina”, explicou o presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar.

O evento de ontem também buscou integrar o Plano de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC) desenvolvido pela federação, que foca os quatro “is” como prioridade da gestão da Fiesc: infraestrutura, inovação, internacionalização e inclusão de pessoas e empresas. Hoje, a comitiva estará em Braço do Norte e Criciúma.

NÚMEROS DO LITORAL SUL
A Regional Litoral Sul da Fiesc conta com mais de 365 mil habitantes e totaliza um PIB de R$ 9,9 milhões, com o setor de serviços respondendo por 51,4%, a indústria com 22,7%, a administração pública com 16,8% e agropecuária com 9,1%. A região tem 12 mil estabelecimentos que empregam 94 mil trabalhadores. Os principais setores são o têxtil, agroalimentar, produtos químicos e construção, com 55% do total dos empregos industriais.

Empresários pedem apoio para combater o alto custo logístico
Antes do evento na Unisul, ontem à noite, a comitiva da Fiesc visitou a Associação Empresarial de Tubarão (Acit). A reunião contou com a presença do prefeito e presidente daFederação Catarinense de Municípios (Fecam), Joares Ponticelli, e também de empresários e lideranças de entidades parceiras.

O presidente da Acit, Edson Martins, entregou um ofício ao presidente da Fiesc e pediu apoio para combater o alto custo logístico. Documento semelhante foi entregue um dia antes ao governador do Estado, Carlos Moisés, em visita oficial a Tubarão. “Nossa região precisa de investimentos nos modais aeroporto, porto, rodovia, ferrovia, para que as empresas ganhem em competitividade. A falta de infraestrutura encarece nossa mercadoria. Somos uma das melhores regiões em qualidade de vida, mas ainda nos faltam muitas oportunidades”.

Entre outros exemplos, Edson citou o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, que no projeto original prevê terminal de cargas. “Temos aqui uma das melhores pistas do Sul do Brasil e, inicialmente, o projeto era de cargas, e não só de passageiros. Queremos ver este projeto concluído e contamos com o apoio da Fiesc para isso”, concluiu.



Veja tudo sobre: fiesc, entidades, litoral sul
 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Colisão em poste deixa casal ferido

13/03/2019, 06:00

GERAL

Sindicato dos caminhoneiros descarta greve na região

13/03/2019, 06:00

GERAL

Militares que atuaram em 74 são homenageados

13/03/2019, 06:00

DA REDAÇÃO

Aluna do Senac irá à competição na Rússia

13/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL