MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

09/03/2019, 06:00

Artigo: Acordo de sócios


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Vanessa Casarotto
Advogada

O início de uma empresa é sempre motivo de comemoração. Quando ocorre o registro na junta comercial é como o início de um namoro: o sócio é perfeito e tudo são flores. Neste momento, podem surgir os primeiros obstáculos, pois há algum tempo a Junta Comercial de Santa Catarina tem se utilizado de minuta padrão para fins de constituição de sociedade, e poucas são as alterações ou inserções admitidas nas cláusulas já estabelecidas.

Aparentemente, está tudo bem, certo? O sócio é meu grande parceiro e confio nele plenamente. Errado, pois, assim como casamentos, as relações societárias também se transformam no decorrer da vida corporativa, inclusive porque, nestes casos, a união é exclusivamente financeira.

Então, mais do que em qualquer outra relação, as regras devem estar claras e estabelecidas. Os sócios precisam ter ciência de seus direitos e deveres, e sobre como se comportará a sociedade nas mais diversas situações. E é essencial que seus cônjuges, companheiros, herdeiros ou sucessores tenham conhecimento deste pacto.

Cabe, então, indagarmos: como é possível estabelecer estas regras e preservar a harmonia entre os sócios e, o mais importante, a continuidade da empresa, se a o contrato social possui cláusulas tão fechadas e padronizadas? Para contornar isso, as empresas limitadas têm emprestado das sociedades anônimas os acordos de acionistas, que aqui denominaremos de acordo de sócios.

Este instrumento, que pode ser registrado perante a junta comercial como documento de interesse da sociedade, é utilizado para retratar a vontade dos sócios, não estando atrelado às regras padrão do contrato social.

Assim, observadas as formas ditadas em lei, é recomendável que, em paralelo à constituição do contrato social, os sócios já procedam a elaboração deste acordo, estabelecendo as regras que deverão ser cumpridas e auxiliarão na solução de conflitos que possam surgir na vida societária. Daí em diante, é trabalhar e ser bem-sucedido.



Veja tudo sobre: artigo
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Leão deixa escapar vitória

09/03/2019, 06:00

DA REDAÇÃO

Avaí anuncia Jonny Mosquera

09/03/2019, 06:00

GERAL

Modelo de Orleans é destaque internacional

09/03/2019, 06:00

GERAL

Voos são cancelados em Jaguaruna

09/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL