MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

07/03/2019, 06:00

HNSC é primeiro em doação de órgãos


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão ficou em primeiro lugar em doações de órgãos em Santa Catarina no mês de janeiro. Em segundo, ficou o Hospital Santa Isabel, de Blumenau; e em terceiro, o Hospital Municipal São José, de Joinville.

Segundo a enfermeira da UTI do HNSC Regiane Pereira, que faz parte da Comissão de Doação de Órgãos, a instituição de Saúde teve sete notificações, seis doações e uma recusa em janeiro. “O HNSC ficou em primeiro lugar no Estado. Em Blumenau, foram cinco notificações, duas doações e duas recusas, enquanto em Joinville foram três notificações, duas doações e nenhuma recusa. O HNSC teve seis doações e uma recusa. No que se refere aos dados de fevereiro, ainda não fechamos”, explica.

Regiane diz que a recusa é quando há todo o processo para doação, e, em entrevista familiar, os parentes não aceitam doar os órgãos. “O paciente falecido passa por todo protocolo, tem condições de doar, e a família não aceita, mesmo que ele, em vida, tenha informado ser doador. É a família que decide”, reforça.

De acordo com a enfermeira, o hospital respeita a opinião da família em primeiro lugar. “Porém, o paciente está morto, já foi constatada sua morte, e poderia salvar outras vidas. É importante as pessoas entenderem isso”, orienta.

Além disso, diz Regiane, um dos fatores que levou ao aumento do número de doações no HNSC foi o acolhimento familiar. “Desde o instante em que o paciente dá entrada na UTI, uma equipe acompanha todo o processo, tira dúvidas dos familiares, apoia. Isso fez com que o número de doações de órgãos aumentasse no hospital”, acrescenta.


Em fevereiro, no Estado

Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos.



Veja tudo sobre: hnsc, doação de órgãos
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Tubarão Futsal joga em casa sexta

07/03/2019, 06:00

GERAL

Rua Tubalcain Faraco está liberada

07/03/2019, 06:00

DIVERSÃO

“Aladdin” e “Hellboy” estreiam nas telonas

07/03/2019, 06:00

GERAL

Novo bafômetro está sendo analisado pela PM

07/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL