MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

02/03/2019, 06:00

Folia com prudência


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Chegou o Carnaval. Laguna e Imbituba recebem turistas de todo o país. Os municípios se preparam para receber bem os visitantes, com ações nas áreas de Turismo, Saúde e Segurança pública. Para que tudo corra dentro do previsto, é preciso que os foliões tomem alguns cuidados simples. A atenção não prejudica em nada a festa. Pelo contrário: uma dose de precaução garante que os dias de folia deixem só alegria na memória.

Se beber, não dirija
Você já sabe: bebida alcoólica e direção não combinam. Evitar essa mistura está mais fácil do que nunca. Você pode pegar táxi, ônibus, usar um aplicativo de transporte ou combinar uma carona com aquele amigo ou amiga que não vai beber nada.

Fiscalização
Todo motorista flagrado com qualquer concentração de álcool no organismo é multado em R$ 2.934,70, e fica sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano. As penalidades são as mesmas para quem se recusa a soprar o bafômetro. A infração de trânsito ainda pode se tornar um crime caso haja sinais de alteração da capacidade motora, com pena de seis meses a três anos de prisão. Se o motorista causar um acidente com morte, a prisão pode chegar a oito anos.

Delegacia virtual
Perdeu os documentos? Esteve envolvido em um acidente de trânsito sem vítima? Não precisa se deslocar até uma delegacia de polícia. Você pode acessar o endereço eletrônico delegaciavirtual.sc.gov.br e fazer o registro da ocorrência diretamente pela internet. Também é possível registrar a recuperação de documentos e/ou objetos, ameaça, calúnia, injúria, difamação, furto, roubo, dano causado por fenômenos da natureza e fazer denúncias anônimas.

Sem correr riscos
Banhos de mar, rio ou lagoa também não combinam com álcool. “A maior parte dos arrastamentos acontecem das 16h às 18h, fato atribuído à ingestão de bebidas alcoólicas”, relata o tenente Ian Triska, instrutor de salvamento aquático e chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Procure nadar em locais guarnecidos por guarda-vidas, e obedeça as sinalizações de mar perigoso.

Dinheiro
Nem muito dinheiro, nem talão de cheque. Saia apenas com a quantia trocada que pretende gastar, com uma pequena margem para algum imprevisto. A maioria dos estabelecimentos comerciais já aceita cartões de crédito e débito, então dê preferência a esses meios de pagamento, que são mais seguros.

Estacionamento
Tudo bem, você decidiu que não vai beber e, por isso, poderá dirigir. Nesse caso, o cuidado é quanto ao local onde vai estacionar seu carro. A Polícia Militar orienta a procurar lugares bem iluminados e com bastante movimentação. Se tiver proteção adicional, como alarmes e travas de segurança, melhor ainda.

Todos juntos
Marque sempre um local de encontro para toda a turma se reunir ao fim da festa ou caso alguém se perca. A atenção deve ser redobrada com as crianças. Faça uma pulseira com o nome da criança e os telefones dos pais.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Homem é preso por divulgar pornografia infantil

02/03/2019, 06:00

SEGURANÇA

PRF registra carros acima da velocidade

02/03/2019, 06:00

GERAL

Reforma Administrativa é aprovada pela Alesc

02/03/2019, 06:00

SEGURANÇA

Motorista morre após levar choque elétrico

02/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL