MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

02/03/2019, 06:00

Operação terá reforço diário de 200 policiais


Daiane Fernandes 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Até as 6h da manhã de Quarta-feira de Cinzas, a movimentação de policiais na região será intensa.

Nos quatro principais balneários da região, sendo Laguna, Imbituba, Garopaba e Jaguaruna, cerca de 200 policiais militares atuarão como reforço ao efetivo local, diariamente, para garantir a segurança dos foliões. 

A ação, que iniciou no dia 28 de fevereiro e faz parte da Operação Alegria, é realizada pela Polícia Militar (PM). Em Laguna, onde há maior concentração de foliões, conforme o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Tubarão, tenente coronel Silvio Lisboa, serão disponibilizados 100 policiais da 8º Região da PM, que vão atuar como reforço.

“Já em Imbituba e Garopaba serão 70 PMs em cada cidade, e em Jaguaruna, 30. Isso, diariamente. Ainda contaremos com reforço de policiais de outras cidades, como Lages e Chapecó, como também o reforço do Bope, cavalaria e Tropa de Choque. Policiais de folga também estão sendo escalados”, antecipa o comandante.

Com a Operação Alegria, o efetivo já disponibilizado para a Operação Veraneio terá um acréscimo de 947 policiais durante o período festivo nos balneários de Santa Catarina. Além disso, tudo será acompanhado em tempo real, por intermédio de câmeras de videomonitoramento, que estarão dispostas em diversos pontos do Estado.

A ação visa, principalmente, coibir o porte ilegal de arma, posse e comércio de drogas, a venda de bebidas alcoólicas em desacordo com a legislação e a condução de veículos em via pública sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas.

 

Carnaval mais seguro

De acordo com Lisboa, algumas dicas podem garantir a festa de modo mais seguro. Entre elas estão: não misturar bebida e direção; nas praias, andar em grupos e cuidar de seus pertences. “O objetivo é se divertir com segurança”, fala o comandante. A Polícia Civil também orienta que, em casos de crime, o cidadão pode registrar boletins de ocorrência sem necessidade de ir a uma delegacia. É a delegacia virtual. Por meio dela, é possível registrar perda de documentos, roubo, calúnia e acidente de trânsito sem vítima. A modalidade “denúncia anônima” também permite ao cidadão reportar um crime, sendo possível anexar arquivos. Policiais civis da região também irão atuar durante o Carnaval.


Drone será usado pela 1º vez

Além do reforço de policiais, o 28º Batalhão da PM de Laguna conta com a ajuda da tecnologia para auxiliar nas operações durante o Carnaval. O instrumento não tripulado, conhecido com drone, será um importante aliado nas ações de combate à criminalidade.

De acordo com o comandante do 28º BPM, major Rogério Piovesano Bartolamei, um policial ficará responsável pelo equipamento, que estará em pontos estratégicos. “Isso, facilitando a comunicação e tornando a interação mais eficaz entre as equipes. A ferramenta será uma novidade que auxiliará neste Carnaval,” pontua o comandante.


Força-tarefa visa crimes na folia

Com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas em Laguna, as polícias Civil e Militar realizaram na sexta-feira a Operação Carnaval Seguro. A ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão em residências consideradas “críticas” pela investigação. As medidas foram cumpridas no bairro Vila Vitória e Morro da Glória, onde se apurou a ocorrência de crimes como porte ilegal de arma de calibre restrito, furtos e roubos.

“O objetivo é garantir um Carnaval mais seguro aos turistas que se encontram em trânsito no município, de modo que, nos próximos dias, novas prisões ainda possam ocorrer em decorrência de investigações realizadas pela Polícia Civil de Laguna”, declara o delegado Bruno Fernandes, coordenador da operação.



Veja tudo sobre: carnaval 2019, segurança, drone, pm
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Voos são cancelados em Jaguaruna

02/03/2019, 06:00

GERAL

Modelo de Orleans é destaque internacional

02/03/2019, 06:00

ESPORTES

Leão deixa escapar vitória

02/03/2019, 06:00

GERAL

MPF diz que casas estão em local irregular

02/03/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL