MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

20/02/2019, 06:00

Força política


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

É verdade que na política tudo que se prevê pode mudar da noite para o dia. Ou até em menos tempo. Mas não se pode dizer que a decisão de manter a macrorregional da Celesc em Criciúma foi algo tão repentino assim. Foi resultado da união de políticos e lideranças da região carbonífera, que há mais de uma semana estavam lutando pelo pleito, enquanto o município de Tubarão já era dado como a nova sede da macrorregional. Perdem-se investimentos e a oportunidade de ser o centro das tomadas de decisão no Sul.

Localização
Além de ter uma sede, diferentemente de Criciúma, Tubarão tem localização privilegiada. A Cidade Azul tem fácil acesso à BR-101 e está localizada na região do maior complexo termoelétrico da América Latina. Por isso, fica claro que a decisão de manter a macrorregional lá foi estritamente política.

Exemplo claro
Em toda véspera de eleição, fala-se muito no voto regional e em buscar candidatos para defender os pleitos locais. Nas urnas, muitos votos ainda acabam indo para representantes de outras regiões, deixando de favorecer aqueles que podem brigar pelas necessidades locais. No caso da Celesc, todos os deputados que defenderam Criciúma como macrorregional tiveram boa votação aqui. E não são eles que estão errados. 

Limpeza
Equipes da secretaria de Infraestrutura seguem, pela segunda semana, com os trabalhos de limpeza de valas em diferentes áreas de Tubarão. A iniciativa é importante para viabilizar a drenagem pluvial e, com isso, reduzir os riscos de alagamentos nas estradas ou áreas habitadas. Ontem, o trabalho se concentrou na vala próxima à rua Visconde de Barbacena, no bairro Passagem. As valas que passaram por limpeza nos últimos dias foram as dos bairros Passagem, Oficinas e Fábio Silva.

Posse
A nova diretoria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tubarão tomou posse ontem à noite. O advogado Erivelton Alexandre de Mendonça Fileti foi reconduzido à presidência da instituição para o triênio 2019-2021. Fazem parte da diretoria também o vice-presidente João Batista Blásius, o secretário-geral Rafael Roque Búrigo, a secretária-geral adjunta Magali Magnus Wagner, e a tesoureira Rayane Caetano Rodrigues.

Animais de rua
Em um encontro entre representantes da Delegacia de Crimes Ambientais, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), a situação dos animais de rua em Tubarão foi discutida com ONGs, cuidadores e pessoas que se identificam com a causa. Os maus-tratos e as formas de denunciá-
los, a fiscalização e a castração foram alguns dos temas levantados. Ficou definido que este tipo de encontro se tornará mais frequente.

Carta do MDB
Em uma carta assinada por Mauro Mariani, presidente estadual do MDB, é informada a proibição de participação de filiados ao partido a cargos comissionados no Poder Executivo do Estado. A justificativa é a neutralidade partidária. O descumprimento, segundo o próprio comunicado, implicará na licença da filiação, sob penas disciplinares estatutárias. A carta se deve, segundo avaliações extraoficiais, a Paulo Eli, que foi secretário no governo Eduardo Moreira (MDB) e seguiu à frente da Pasta da Fazenda no atual governo de Carlos Moisés (PSL).

Sistema S
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, foi preso ontem pela PF, que investiga um esquema de corrupção envolvendo contratos com o Ministério do Turismo (MTur) e entidades do Sistema S, entre elas o Sesi.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Tubarão Futsal fica em 3º lugar na Copa Tapera

20/02/2019, 06:00

GERAL

Sindicato dos caminhoneiros descarta greve na região

20/02/2019, 06:00

ESPORTES

Peixe joga com o Brusque, e precisa da vitória

20/02/2019, 06:00

GERAL

Militares que atuaram em 74 são homenageados

20/02/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL