MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

11/02/2019, 06:00

Alunos voltam às aulas nesta segunda


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O ano letivo para os mais de 500 mil alunos da rede estadual começa nesta segunda-feira. Unidades escolares municipais de cidades da Amurel também iniciam o ano letivo. Outras, apenas na próxima semana, como é o caso de Tubarão. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Cidade Azul, os alunos retornam no dia 19. Já para os alunos do ensino fundamental, as aulas começam no dia 20.

 “Vamos fazer a gestão da educação olhando todo o Estado de SC. Estamos priorizando a ida para regiões de baixo IDH e escolas com baixo Ideb, pois à frente da Pasta estamos olhando o Estado como um todo. Vamos circular, colher informações e trabalhar para aumentar os indicadores”, destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O objetivo da Secretaria de Estado de Educação (SED) é elevar a qualidade de ensino ao patamar de países que são destaque em Educação, como Cingapura e Finlândia, fazendo de Santa Catarina uma referência na Educação pública. A perspectiva é que nos próximos anos as instituições públicas de ensino sejam ainda mais atrativas para um maior número de famílias.

“Queremos que a escola pública do Estado de Santa Catarina se torne referência e, com isso, os próprios pais percebam que o nível de Educação pública melhorou, está no nível de expectativa deles”, detalha Uggioni.

Segundo ele, o objetivo é melhorar o monitoramento da realidade da Educação em Santa Catarina, para agilizar a tomada de decisões e as ações necessárias. Um grupo de trabalho foi formado para desenvolver a metodologia, com planos de utilizá-la em caráter experimental ainda neste ano.

“Imagine se tivermos um painel de indicadores em cada escola. Poderemos ver os resultados das iniciativas que dão certo, copiar as boas práticas e subir a régua do nível da Educação. Excelência é isso”, afirma o secretário.

 

Mãe prioriza rotina para adaptação

Se a volta às aulas para as crianças é uma novidade, para os pais também se torna um processo de adaptação. Noah, com pouco mais de um ano, retoma as atividades na escola infantil que frequenta desde os cinco meses. Para que essa fase seja sem intercorrências, a mãe de Noah, Débora Romero Schulz König, de 32 anos, aposta na rotina.

De acordo com Débora, quando ela precisou retornar ao trabalho, após a licença-maternidade, escolheu um local que transparecesse segurança, para deixar o filho. “Fomos seguros de que estávamos fazendo o melhor para ele, e trabalhamos com o processo de adaptação. O Noah adorou!”, relembra Débora.

Com o início de mais um ano letivo, Débora conta que ela optou por manter a rotina diária para que o filho não estranhasse a volta para a escolinha. “Também acredito que outro ponto importante é explicar tudo à criança. Não esconder nada, para que ela se sinta segura”, fala a mãe.

Para outras mães que vão deixar os filhos ainda bebês em escola, Débora diz que é importante que os filhos tenham novas experiências. “Isso para que ele conviva com outras crianças da idade dele. Que goste e tenha confiança em outras pessoas. Escolha um local que você tenha confiança, e confie em suas primeiras impressões”, fala a mãe.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Tubarão Futsal recebe o São Lourenço

11/02/2019, 06:00

SEGURANÇA

Pai faz alerta após furto de carro com criança dentro

11/02/2019, 06:00

GERAL

Presidente da Alesc avalia momento político

11/02/2019, 06:00

GERAL

Fonte da Carioca fica sem água mais uma vez

11/02/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL