MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

09/02/2019, 06:00

Onde estamos errando?


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Quando a corrupção não domina os noticiários, o assunto é uma tragédia. Somente neste início de ano foram destaque no país três grandes dramas. O primeiro, em Brumadinho, onde 157 mortes foram confirmadas e outras 182 pessoas continuam desaparecidas. Um caso que poderia ter sido evitado, principalmente após o alerta de Mariana, em 2016, onde 19 pessoas morreram. Um alerta que não serviu para nada. Já durante esta semana seis pessoas perderam a vida após temporais no Rio de Janeiro.  O sistema de escoamento, como na maioria das cidades, não funciona. E na sexta-feira, dez garotos faleceram no Centro de Treinamento do Flamengo. Sonhos foram interrompidos. O dormitório não tinha licença municipal. Todos os casos ocorreram ou se agravaram por falha humana.

Vidas sem valor
A corrupção não dá lugar para as tragédias somente nos telejornais. Muitos dos casos registrados ocorrem exatamente pela falta de ação de governos, pela inexistência de obras de prevenção e fiscalização. Enquanto não há recursos para obras necessárias, bilhões são desviados. O resultado não poderia ser outro.

Eleitos
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, foi eleito em reunião na Amurel o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM). O prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, ocupará a vice-presidência. Entre as metas está a implantação de uma usina de asfalto, um plano de desenvolvimento do turismo e o aprimoramento dos sistemas municipais de licenciamento ambiental.

Apoio à saúde
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) passou na quinta-feira por Laguna, quando foi inaugurada na cidade a reconstrução da unidade de Saúde do bairro Progresso. A obra foi realizada com recursos – R$ 250 mil – do gabinete da parlamentar. Geovania passou pela prefeitura e esteve reunida com lideranças.

Recuperação
O Dnit organiza a logística de trabalhos para melhorias no pavimento da BR-101 no Morro do Formigão, com retirada de partes das camadas superficiais desgastadas e aplicação de nova capa. A frente de obras será alocada nos próximos dias, sem data confirmada.

Avaliação
Ao mesmo tempo em que acerta os últimos detalhes para o início do ano letivo no Estado, marcado para a próxima segunda-feira, a Secretaria de Estado da Educação (SED) trabalha em outras frentes para elevar a qualidade do ensino. O governo já iniciou as tratativas com entidades para desenvolver um índice de avaliação próprio. Atualmente, há apenas índices nacionais.

Protetores
Estão abertas até 1º de março as inscrições para a formação de mais uma turma do Projeto Protetor Ambiental, de Capivari de Baixo. O Parque Ambiental Encantos do Sul é parceiro do projeto, e novamente vai oferecer seus espaços para que as aulas se tornem mais produtivas. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção do parque.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Pai faz alerta após furto de carro com criança dentro

09/02/2019, 06:00

ESPORTES

Rondinelli confirma novos nomes

09/02/2019, 06:00

SEGURANÇA

Peças de arte, produzidas por jovens do Casep, são expostas

09/02/2019, 06:00

DIVERSÃO

Globais gravam na Serra do Rio do Rastro

09/02/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL