MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

09/02/2019, 06:00

Onde estamos errando?


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Quando a corrupção não domina os noticiários, o assunto é uma tragédia. Somente neste início de ano foram destaque no país três grandes dramas. O primeiro, em Brumadinho, onde 157 mortes foram confirmadas e outras 182 pessoas continuam desaparecidas. Um caso que poderia ter sido evitado, principalmente após o alerta de Mariana, em 2016, onde 19 pessoas morreram. Um alerta que não serviu para nada. Já durante esta semana seis pessoas perderam a vida após temporais no Rio de Janeiro.  O sistema de escoamento, como na maioria das cidades, não funciona. E na sexta-feira, dez garotos faleceram no Centro de Treinamento do Flamengo. Sonhos foram interrompidos. O dormitório não tinha licença municipal. Todos os casos ocorreram ou se agravaram por falha humana.

Vidas sem valor
A corrupção não dá lugar para as tragédias somente nos telejornais. Muitos dos casos registrados ocorrem exatamente pela falta de ação de governos, pela inexistência de obras de prevenção e fiscalização. Enquanto não há recursos para obras necessárias, bilhões são desviados. O resultado não poderia ser outro.

Eleitos
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, foi eleito em reunião na Amurel o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM). O prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, ocupará a vice-presidência. Entre as metas está a implantação de uma usina de asfalto, um plano de desenvolvimento do turismo e o aprimoramento dos sistemas municipais de licenciamento ambiental.

Apoio à saúde
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) passou na quinta-feira por Laguna, quando foi inaugurada na cidade a reconstrução da unidade de Saúde do bairro Progresso. A obra foi realizada com recursos – R$ 250 mil – do gabinete da parlamentar. Geovania passou pela prefeitura e esteve reunida com lideranças.

Recuperação
O Dnit organiza a logística de trabalhos para melhorias no pavimento da BR-101 no Morro do Formigão, com retirada de partes das camadas superficiais desgastadas e aplicação de nova capa. A frente de obras será alocada nos próximos dias, sem data confirmada.

Avaliação
Ao mesmo tempo em que acerta os últimos detalhes para o início do ano letivo no Estado, marcado para a próxima segunda-feira, a Secretaria de Estado da Educação (SED) trabalha em outras frentes para elevar a qualidade do ensino. O governo já iniciou as tratativas com entidades para desenvolver um índice de avaliação próprio. Atualmente, há apenas índices nacionais.

Protetores
Estão abertas até 1º de março as inscrições para a formação de mais uma turma do Projeto Protetor Ambiental, de Capivari de Baixo. O Parque Ambiental Encantos do Sul é parceiro do projeto, e novamente vai oferecer seus espaços para que as aulas se tornem mais produtivas. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção do parque.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Atacante Edu é novidade no Peixe

09/02/2019, 06:00

GERAL

Ex-diretor do HNSC diz que saída já era prevista

09/02/2019, 06:00

GERAL

Vigilância Sanitária apreende mais de 700 quilos de carne

09/02/2019, 06:00

GERAL

Governador diz que pode ter dificuldades com pagamentos

09/02/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL