MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

07/02/2019, 06:00

Laguna: área aquática dos botos será fiscalizada


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Elvis Palma/DS

A Guarda Municipal será incluída no patrulhamento e fiscalização da área aquática de abrangência dos botos pescadores, na lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A decisão partiu de reunião entre prefeitura, representada pelos gestores da secretaria de Pesca e Agricultura, procuradoria, administração, Guarda Municipal e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), além do comandante da Polícia Ambiental, Omar Marotto.

De acordo com a legislação municipal, a Guarda Municipal tem atribuição e competência para realizar o monitoramento aquático, com o poder de polícia, pelo fato de o boto ser considerado, por lei, um patrimônio natural do município.

O número de mortes de botos alarmou os pesquisadores, a população e os gestores públicos. Em 2018, foram dez mortes. Destas, quatro por emalhe em rede de pesca.

Segundo Marotto, desde 2016 só aumentou a quantidade de botos mortos. “Sabemos que, das dez mortes do ano passado, quatro foram por redes. Mas, e o restante? Eles podem estar desorientados por outros motivos, e não conseguem mais detectar as redes. Acredito que temos que estudar também a qualidade da água, pois pode ser a poluição. Além disso, também aumentar a fiscalização de embarcações e pescadores”, ressaltou o comandante.

Para realizar um convênio entre a Guarda Municipal e a Polícia Ambiental, viabilizando a atuação dos dois órgãos em conjunto na fiscalização aquática, a prefeitura realizará um estudo de viabilidade para contratar novos guardas municipais, através de concurso público.



Veja tudo sobre: boto, meio ambiente
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Relógios serão atrasados em 1 hora

07/02/2019, 06:00

SEGURANÇA

Cão é resgatado de bueiro

07/02/2019, 06:00

GERAL

Os queridinhos da dieta saudável

07/02/2019, 06:00

ESPORTES

Leão enfrenta o Marcílio Dias domingo

07/02/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL