MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

07/01/2019, 06:00

Joares pode presidir Fecam neste ano


Guilherme Corrêa 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Joares Ponticelli pode ser o primeiro prefeito da Amurel a ocupar a presidência da Federação Catarinense de Municípios, a Fecam. O nome dele foi escolhido após reuniões realizadas na última semana. A chapa de consenso, com o nome do prefeito de Tubarão, já foi registrada.

As associações municipais existentes em Santa Catarina tinham até o final de dezembro para apontar os nomes dos prefeitos que pudessem participar da eleição, que acontece no próximo dia 15, às 14h, em Florianópolis. Segundo a Fecam, foram 40 prefeitos indicados pelas 21 associações. As chapas precisavam ser registradas até o dia 4 de janeiro.

“Tivemos reuniões na última semana entre os indicados. E meu nome foi escolhido por consenso para montar uma chapa, que, por enquanto, é única”, explica Joares.

De acordo com o site da Fecam, o prazo para impugnação ao registro encerra no dia 10 de janeiro, cinco dias antes da eleição. De acordo com Joares, o nome escolhido para ser o vice-presidente na chapa dele é o do prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins.

A posse acontece no mesmo dia da eleição. O atual presidente da Federação é Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. A vice-presidente é a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind. Os dois também já foram escolhidos, no começo de 2018, por aclamação, em chapa única.

Se eleito para a gestão de um ano, Joares será o primeiro prefeito da Amurel a presidir a Fecam. “Será uma condição importante, podendo representar os 295 municípios catarinenses. Avaliar quais são os problemas e encontrar as soluções de assuntos pertinentes comuns às prefeituras de Santa Catarina. Se eleito, pretendo ter uma agenda proativa e voltada ao desenvolvimento dos municípios”, explica o prefeito de Tubarão.

 

PAPEL DA FEDERAÇÃO NO ESTADO

A Fecam atua em parceria com as 21 associações de municípios do Estado, e coleciona conquistas em prol do crescimento e desenvolvimento das cidades, fortalecendo a gestão pública municipal e dando voz aos prefeitos. O resultado, segundo a própria Federação, é a melhoria da qualidade de vida da população. A missão da Fecam prevê o fortalecimento da administração pública municipal, consolidando o movimento municipalista e contribuindo para proporcionar à população acesso a gestões e políticas públicas eficazes, eficientes e efetivas.
O conselho fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os conselhos executivo e fiscal, juntamente com o conselho deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o conselho político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.



Veja tudo sobre: fecam, joares ponticelli
 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Leão deixa escapar vitória

07/01/2019, 06:00

GERAL

Conscientização marca Dia da Água

07/01/2019, 06:00

GERAL

MPF diz que casas estão em local irregular

07/01/2019, 06:00

GERAL

Modelo de Orleans é destaque internacional

07/01/2019, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL