MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

27/12/2018, 06:00

Boas expectativas


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

As expectativas para 2019 são as melhores possíveis. Também pudera, depois de um 2018 em que não faltaram reclamações. A partir da edição de hoje, o DS publica a tradicional retrospectiva (páginas 6 a 8). Ao recordar os principais fatos que marcaram o ano é que torna-se possível constatar as boas perspectivas. Obras importantes como o Centro de Inovação, os acessos a Tubarão e a rodovia Ivane Fretta, além das novas pontes em Braço do Norte e São Ludgero, deverão ser concluídas com possibilidade de trazer mais desenvolvimento.

Eleições
Na política, após anos de instabilidade no governo federal, um novo presidente foi eleito pela maioria, com promessas de mudança. Na região, voltamos a ter representatividade política. O governador eleito Carlos Moisés representa Tubarão, e conseguimos eleger os deputados Volnei Weber e Felipe Freitas, garantindo também mais verbas para a Amurel.

Destaque
Entre os destaques positivos de 2018 está São Ludgero. O município é o primeiro do país a ter 100% do esgoto doméstico tratado nas áreas urbana e rural. Para atingir este índice, o município de São Ludgero teve como parceiros a Epagri, que ficou responsável pelo trabalho na área rural, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), que atuou na área urbana.

Mãe Joana
Por mais um ano, a Câmara de Capivari continuou como destaque negativo. Além do retorno de vereadores que estavam presos, a Casa aprovou o aumento do repasse do duodécimo, contrariando os anseios da população. A eleição da mesa diretora também teve interferência da Justiça. 

Sem solução
Apesar de ser uma cidade turística, Laguna ainda tem infraestrutura precária. Não há banheiros disponíveis para os veranistas. No Mar Grosso, nos postos de guarda-vidas, os únicos banheiros existentes estão desativados e sujos. Deveria ser obrigação manter estas estruturas usáveis o ano inteiro. 

Fim do prazo
Encerra hoje o prazo para justificar a ausência de voto no segundo turno das eleições de 2018. Quem não exerceu o direito de voto precisa regularizar sua situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). O não comparecimento não justificado na votação é uma irregularidade passível de multa – após três faltas sem justificativa, o título de eleitor é cancelado. A justificativa pode ser feita em cartórios eleitorais ou pela internet, através do sistema Justifica.

Mortes
O número de botos encontrados mortos em Laguna neste ano é o triplo de 2017. Foram 15 animais encontrados sem vida em 2018, e cinco no período anterior. Além disso, o alto índice de mortes representa um recorde desde 2012, quando o monitoramento começou a ser feito. Outra preocupação é o alto índice de animais jovens que estão morrendo. Das nove mortes registradas na população de Laguna, ao menos cinco foram de filhotes ou botos em desenvolvimento. A estimativa dos pesquisadores é de que 50 botos formam a população local em Laguna.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Ciclista de Imbituba conquista pódio em prova dos Jogos Escolares de SC

27/12/2018, 06:00

SEGURANÇA

Acidente é registrado na SC-100

27/12/2018, 06:00

ESPORTES

Tubarão Futsal vence o Joaçaba fora de casa por 4 a 2

27/12/2018, 06:00

ESPORTES

Em casa, Hercílio empata com o Brusque

27/12/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL